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dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorAbrão, Rachel Tomás dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:47:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239189pt_BR
dc.description.abstractOs anos da transição à democracia configuram um momento político ambíguo, carregado de mudanças sociais no Brasil. Período em que tanto as questões do passado ditatorial, bem como os possíveis projetos de futuro, estavam postos em jogo. Dessa maneira, é durante a década de 1980 que se opera a construção da memória que será transmitida, selecionando, organizando e interpretando os acontecimentos do período autoritário. Sendo assim, a produção televisiva dos anos da transição carrega consigo sentimentos e experiências em processo (WILLIAMS, 2011) e analisando suas obras podemos compreender fragmentos da sociedade que as produziu. Na busca por analisar um tema transversal aos programas, optou-se por analisar as diversas abordagens da ditadura em três quadros de programas humorísticos da década de 1980: Salomé, do programa Chico City; Sebastião, codinome Pierre, do programa Viva o Gordo; e o Quartel dos Trapalhões, do programa Os Trapalhões. Por meio da Análise Televisual proposta por Beatriz Becker (2008; 2012; 2019; 2020), realizou-se uma análise atenta aos diversos elementos que compõem as produções televisivas, desmembrando as obras audiovisuais coletadas nesta pesquisa e alcançando novas interpretações a respeito do momento em questão.pt_BR
dc.description.abstractThe years of democratic transition in Brazil configures an ambiguous political moment with important social changes. A period in which both the issues of the dictatorial past and the possible projects for the future were at stake. Nevertheless, it is especially during the 1980s that the construction of the memory that will be transmitted takes place; selecting, organizing and interpreting the events of the authoritarian period. Thus, the television production of the transition years carries with it feelings and experiences of this transition process (WILLIAMS, 2011), and by analyzing those works we can understand fragments of the society that was produced at that time. Aiming to analyze an common topic of the TV shows, it was decided to seek different approaches of the dictatorship in three sketches of humorous programs from the 1980s: Salomé, from the Chico City program; Sebastião, codename Pierre, from the Viva o Gordo program; and the Quartel dos Trapalhões, from the program Os Trapalhões. Through the Televisual Analysis proposed by Beatriz Becker (2008; 2012; 2019; 2020), an analysis was carried out on the various elements that are used to build the television productions, dismembering the audiovisual works collected in this research and reaching new interpretations regarding the moment under investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectHumorpt_BR
dc.titleDitadura e televisão na transição: uma análise sobre três quadros humorísticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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