Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorRieth, Maritsa Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:45:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239036pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender como estudantes utilizam a internet para consultar informações sobre história. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, visando identificar os critérios utilizados e os caminhos por eles percorridos na internet em busca de informações confiáveis nas aulas de história. Para tal, como dimensão propositiva deste estudo, em uma tentativa de reproduzir a lógica de funcionamento da Wikipédia foi criado um website, intitulado de Historiopédia, tendo como temática central a Década de 20: o Brasil dos “anos loucos”. A construção desse percurso de estudo foi realizada em diálogo com as análises das produções dos estudantes, que foram baseadas em autores que pensam a Educação Midiática como uma potente aliada do Ensino de História. Um dos objetivos centrais do estudo foi pensar a prática docente de forma reflexiva, sendo a investigación práctica de la práctica a principal inspiração metodológica que orienta essa pesquisa, suas análises e considerações. Portanto, o foco da reflexão recai na minha prática docente, pensada e (re)pensada quando mediada pelas tecnologias digitais. A pesquisa revelou que, ao realizar buscas na internet nas aulas de História, os estudantes preocupam-se mais com critérios de confiabilidade da informação que dizem respeito ao próprio portal consultado, não havendo um cuidado maior em compreender a autoria e o propósito do material em si. Nesse processo, o ato de refletir sobre a própria prática provocou-me a revisitar minhas escolhas como professora e a repensar como realizava minhas próprias trajetórias de investigação na internet.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand how students use the internet to search for information on History. The research was made with students of the 9th grade of Middle School and it intended to identify the criteria used and the paths followed by them on the internet to find reliable information during History class. To that end, a website called ‘Historypedia’ was created as the output of this research. It was centered around the theme “The 1920s: Brazil in the Roaring Twenties” and it attempted to reproduce the logic behind the ‘Wikipedia’ website. The construction of this project was intertwined with the analysis of the students’ productions which were based on concepts of authors who regard Media Education as a powerful ally to History Teaching. One of the main goals of this study was to reflect on the teaching practice, using investigación práctica de la práctica as the primary methodological inspiration to guide my analysis and considerations. Therefore, the focus of this reflection falls on my teaching practice which has been thought and (re)thought when mediated by digital technology. The study shows that by searching the internet during History class, the students are more concerned with the credibility criteria of the website used while not demonstrating the same care with the author and the purpose of the material itself. During this process, the act of reflecting on my own practice led me to revisit my own choices as a teacher and to rethink my own research trajectories on the internet.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectHistory classen
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (DICTs)en
dc.subjectWikipédiapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleHistoriopédia: ensino de História e pesquisa na internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples