Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorDrehmer, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:44:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238951pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa as masculinidades nos vídeos e imagens de um dos maiores youtubers do Brasil, e um dos mais populares entre crianças e adolescentes, Rezende. O objetivo deste trabalho é estudar a construção das masculinidades e os padrões de comportamento masculino que se apresentam nos vídeos de Rezende na plataforma do YouTube e nas redes sociais Instagram e TikTok, que são os ambientes virtuais onde o youtuber se faz mais presente. A partir das plataformas de vídeo e redes sociais que Rezende utiliza e de informações coletadas fora dos seus canais, realizamos as análises a partir do método de estudo de caso, aliando os conceitos teóricos com o empírico. Os conceitos teóricos sobre a internet, as redes sociais e o consumo das plataformas por parte de crianças e adolescentes conta com obras de autores como Strangelove (2010), Burgess e Green (2009), Baitello Junior (2014), Montaño (2015), Certeau (1998), Sibilia (2016), Jenkins (2013), Rolnik (1997) e Debord (2003). O referencial teórico sobre as masculinidades, seus desdobramentos sociais e questões de gênero e performance, assim como a influência da internet e das redes sociais que as crianças e adolescentes tem acesso, conta com as perspectivas de autores como Caetano e Silva Junior (2008), Bola (2020), Oliveira (1998), Almeida (1995), Muszkat (2018), Nolasco (1993), Priore (2013), Brougére (2000), entre outros. No capítulo que realizamos a análise empírica de Rezende, utilizamos conceitos de autores já vistos nos capítulos anteriores, e fizemos uso do conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu (2019). Entendemos que youtubers famosos como Rezende tem potencial em reforçar aspectos da heteronormatividade e comportamentos masculinos às crianças e adolescentes que assistem os seus vídeos, pois repetem questões culturais apreendidas desde cedo por estes indivíduos, seja no ambiente familiar, na escola, nos grupos sociais e entre seus amigos. No que diz respeito especialmente a Rezende, os traços do habitus masculino que se intensificam são aspectos que denominamos em três categorias, que são “Ostentação”, referente às questões relativas ao poder pelo dinheiro, quando mostra a compra de itens de luxo, como carros, imóveis e outros itens; “Competitividade”, onde analisamos a atitude que envolve competitividade, resistência, coragem, dominação; e “Virilidade”, sobre a aparição de mulheres em grande parte dos seus vídeos, assim como a música funk e outros elementos que remetam às questões da sexualidade como afirmação de uma masculinidade. São fatores que corroboram como normalizadores de estereótipos das masculinidades.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the masculinities contained in the videos and images of one of Brazil's most famous YouTubers, as well as one of the most popular content creators among children and teenagers, Rezende. The aim of this work is to study the construction of masculinities and male behavior patterns presented in Rezende's videos through the YouTube platform as well as through the Instagram and TikTok social media platforms, the virtual environments in which the YouTuber is most active. Based on the video and social media platforms used by Rezende and on data collected outside of his channels, we have performed an analysis through the case study method, applying theoretical concepts to the empirical data. The theoretical concepts of internet, social media and its consumption by children and teenagers are based on the work of authors such as Strangelove (2010), Burgess e Green (2009), Baitello Junior (2014), Montaño (2015), Certeau (1998), Sibilia (2016), Jenkins (2013), Rolnik (1997) e Debord (2003). The theoretical framework of masculinities, their social developments, and gender and performance issues, as well as the influence of online content and social media that children and teenagers have access to, is drawn from the perspectives of authors such Caetano e Silva Junior (2008), Bola (2020), Oliveira (1998), Almeida (1995), Muszkat (2018), Nolasco (1993), Priore (2013), Brougére (2000) and others. This dissertation analyzes the masculinities contained in the videos and images of one of Brazil's most famous YouTubers, as well as one of the most popular content creators among children and teenagers, Rezende. The aim of this work is to study the construction of masculinities and male behavior patterns presented in Rezende's videos through the YouTube platform as well as through the Instagram and TikTok social media platforms, the virtual environments in which the YouTuber is most active. Based on the video and social media platforms used by Rezende and on data collected outside of his channels, we have performed an analysis through the case study method, applying theoretical concepts to the empirical data. The theoretical concepts of internet, social media and its consumption by children and teenagers are based on the work of authors such as Strangelove (2010), Burgess e Green (2009), Baitello Junior (2014), Montaño (2015), Certeau (1998), Sibilia (2016), Jenkins (2013), Rolnik (1997) e Debord (2003). The theoretical framework of masculinities, their social developments, and gender and performance issues, as well as the influence of online content and social media that children and teenagers have access to, is drawn from the perspectives of authors such Caetano e Silva Junior (2008), Bola (2020), Oliveira (1998), Almeida (1995), Muszkat (2018), Nolasco (1993), Priore (2013), Brougére (2000) and others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectDigital influencesen
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectMasculinitiesen
dc.subjectHeteronormativityen
dc.title“Fala moleques e bonecas”: masculinidades do youtuber Rezendept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples