Desenvolvimento de modelo matemático para estimativa de custos de coleta de resíduos sólidos domiciliares em pequenos municípios do Rio Grande do Sul
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os municípios brasileiros, especialmente os de pequeno porte, apresentam uma histórica dificuldade, seja para realizar o correto manejo dos resíduos sólidos, seja para poder cobrar por isso. Com a publicação da Lei 12.305/10, os serviços de gestão dos resíduos sólidos devem ser pensados de forma integrada, e a sustentabilidade financeira e a cobrança pelos serviços ganharam amparo legal. Esse trabalho traz como foco os pequenos municípios, dado que são esses os que apresentam, segundo dados do ...
Os municípios brasileiros, especialmente os de pequeno porte, apresentam uma histórica dificuldade, seja para realizar o correto manejo dos resíduos sólidos, seja para poder cobrar por isso. Com a publicação da Lei 12.305/10, os serviços de gestão dos resíduos sólidos devem ser pensados de forma integrada, e a sustentabilidade financeira e a cobrança pelos serviços ganharam amparo legal. Esse trabalho traz como foco os pequenos municípios, dado que são esses os que apresentam, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a maior dificuldade para cobrir os seus custos com a prestação de serviço de manejo dos resíduos sólidos. Assim, buscou-se determinar, para os municípios participantes do convênio UFRGS-FUNASA, mais municípios participantes do consórcio CIGRES, por análise estatística e regressão linear múltipla, um modelo matemático para cada tipo de prestação de serviço de gerenciamento de resíduos sólidos, referente ao custo de coleta desses municípios. Assim, considerando o SNIS como base de dados, foi possível encontrar um modelo de custo de coleta para municípios em que a prestação é feita pela administração direta terceirizando o serviço, considerando a distância até o local de disposição. Para municípios que a realizam por consórcio intermunicipal, o modelo leva em consideração, além da distância de disposição final, a geração per capita de resíduos sólidos municipais. Por fim, com essa metodologia, devido a poucos municípios adotarem esse modelo de prestação de serviço e os dados desses municípios apresentarem uma dispersão muito grande, não foi possível chegar a um modelo para municípios cuja responsabilidade pelo serviço é exclusiva da administração direta municipal. ...
Abstract
The Brazilian cities, especially the small ones, present a historical difficulty to realize the correct handling of solid waste and charging for it. Publishing the 12.305/10 law, the management of solid waste, nowadays, must be thought in an integrated way, furthermore, the financial sustainability and the charges are written in this law. This work focuses the small cities, once these cities present, according to the SNIS data, the greatest difficulties to cover their expenses concerning the so ...
The Brazilian cities, especially the small ones, present a historical difficulty to realize the correct handling of solid waste and charging for it. Publishing the 12.305/10 law, the management of solid waste, nowadays, must be thought in an integrated way, furthermore, the financial sustainability and the charges are written in this law. This work focuses the small cities, once these cities present, according to the SNIS data, the greatest difficulties to cover their expenses concerning the solid waste management service. Thus, this work seeks to determine, for the cities that belong to the UFRGS-FUNASA agreement to elaborate their municipal sanitation plan, also cities that belong to CIGRES consortium, through statistics analysis and multiple linear regression, mathematical models for each kind of provision of solid waste management service, regarding the garbage collection costs of these cities. Considering SNIS as a database, this work found a mathematical model for cities that delegate the service of garbage collection to a company, considering de distance between the city and the deposition place of the garbage to determinate the waste collection costs. For cities that realize this service through consortium, this work found a mathematical model that determinates the collection costs considering the distance between the city and the deposition place of the garbage, and the per capita domestic waste generation. Finally, due to few cities using the service model that the city is the only responsible for managing the garbage service, and these cities data have shown large discrepancies, it wasn’t possible to find a mathematical model to determinate the collection costs for these cities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Coleções
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Engenharias (7412)
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