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dc.contributor.advisorPerondi, Eduardo Andrépt_BR
dc.contributor.authorBritto, João Francisco Fleck Heckpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T04:40:39Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238305pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta um modelo matemático para o sistema regenerativo de freio, que consiste em uma alternativa para o aumento da eficiência energética de veículos automotivos. Com a utilização deste sistema, seja em veículos ou máquinas, se tem a conservação da energia, que é armazenada em um determinado estado para sua posterior aplicação. Propõe-se um sistema pneumático atuando paralelamente ao freio tradicional, com o intuito de melhorar a eficiência energética do sistema, sem perder as suas características funcionais. O sistema é modelado matematicamente em um programa de computação numérica e dimensionado para a aplicação em um ônibus urbano. Conclui-se, através das respostas fornecidas pelo modelo, que o sistema apresenta vantagem em relação ao modelo tradicional, aumentando sua eficiência energética. São sugeridos estudos para alterações que resultem em maior eficiência na conservação de energia e a construção de um protótipo para a avaliação experimental do modelo proposto.pt_BR
dc.description.abstractThe work shows a mathematical model for the regenerative brake system, which consists an alternative in the increase of the energetic efficiency in automotive vehicles. With the use of this system, being on vehicles or machines, there has an energy conservation, that is stored in a determinated state, for your after application. It’s proposed a pneumatic system, acting paralelly of the traditional brake, with the intention to improve the energetic efficiency of the system without losing its primordials characteristics. The system is mathematically modelated in numerical computed software, and designed for an urban bus application. The conclusion, through its model’s responses, is that the system shows advantages from the traditional model, increasing its energy efficiency. It’s suggested studies for modification that results in larger energy conservation and the construction of the prototype to experimental evaluation of the proposed model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegerative brakingen
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectEnergy efficiencyen
dc.subjectPneumaticen
dc.subjectCompressoren
dc.subjectVehicle dynamicsen
dc.titleFreio regenerativo pneumáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000478556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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