Freio regenerativo pneumático
Visualizar/abrir
Data
2004Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho apresenta um modelo matemático para o sistema regenerativo de freio, que consiste em uma alternativa para o aumento da eficiência energética de veículos automotivos. Com a utilização deste sistema, seja em veículos ou máquinas, se tem a conservação da energia, que é armazenada em um determinado estado para sua posterior aplicação. Propõe-se um sistema pneumático atuando paralelamente ao freio tradicional, com o intuito de melhorar a eficiência energética do sistema, sem perder as sua ...
O trabalho apresenta um modelo matemático para o sistema regenerativo de freio, que consiste em uma alternativa para o aumento da eficiência energética de veículos automotivos. Com a utilização deste sistema, seja em veículos ou máquinas, se tem a conservação da energia, que é armazenada em um determinado estado para sua posterior aplicação. Propõe-se um sistema pneumático atuando paralelamente ao freio tradicional, com o intuito de melhorar a eficiência energética do sistema, sem perder as suas características funcionais. O sistema é modelado matematicamente em um programa de computação numérica e dimensionado para a aplicação em um ônibus urbano. Conclui-se, através das respostas fornecidas pelo modelo, que o sistema apresenta vantagem em relação ao modelo tradicional, aumentando sua eficiência energética. São sugeridos estudos para alterações que resultem em maior eficiência na conservação de energia e a construção de um protótipo para a avaliação experimental do modelo proposto. ...
Abstract
The work shows a mathematical model for the regenerative brake system, which consists an alternative in the increase of the energetic efficiency in automotive vehicles. With the use of this system, being on vehicles or machines, there has an energy conservation, that is stored in a determinated state, for your after application. It’s proposed a pneumatic system, acting paralelly of the traditional brake, with the intention to improve the energetic efficiency of the system without losing its pri ...
The work shows a mathematical model for the regenerative brake system, which consists an alternative in the increase of the energetic efficiency in automotive vehicles. With the use of this system, being on vehicles or machines, there has an energy conservation, that is stored in a determinated state, for your after application. It’s proposed a pneumatic system, acting paralelly of the traditional brake, with the intention to improve the energetic efficiency of the system without losing its primordials characteristics. The system is mathematically modelated in numerical computed software, and designed for an urban bus application. The conclusion, through its model’s responses, is that the system shows advantages from the traditional model, increasing its energy efficiency. It’s suggested studies for modification that results in larger energy conservation and the construction of the prototype to experimental evaluation of the proposed model. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License