Efeito da representação feminina na divulgação de responsabilidade social corporativa : análise internacional do setor energético
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Resumo
Objetivo:Investigar o efeito da representação feminina na divulgação da responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais do setor energético.Método:A amostra é composta por 62 multinacionais do setor energético sediadas em 25 países. A variável dependente é a divulgação socioambiental e a variáveis independentes utilizadas são: participação feminina no conselho de administração, lei ou código no país sobre diversidade de gênero e retorno sobre patrimônio líquido. A pesquisa anali ...
Objetivo:Investigar o efeito da representação feminina na divulgação da responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais do setor energético.Método:A amostra é composta por 62 multinacionais do setor energético sediadas em 25 países. A variável dependente é a divulgação socioambiental e a variáveis independentes utilizadas são: participação feminina no conselho de administração, lei ou código no país sobre diversidade de gênero e retorno sobre patrimônio líquido. A pesquisa analisou 3 anos: 2016 a 2018. Principais resultados:Os resultados indicam que existe uma influência positiva da maior quantidade de mulheres presentes no conselho e apontam, ainda, que a presença delas pode formar uma “massa crítica”, na qual elas se sentem confortáveis para opinar e influenciar a tomada de decisão. Conclui-se que a diversidade de backgroundsentre homens e mulheres colabora para as empresas reportarem relatórios ambientais mais completos.Relevância/originalidade:O estudo apresenta novas evidências acerca doefeito da diversidade feminina na sustentabilidade empresarial, analisando o setor energético em diferentes ambientes institucionais. Além disso, a pesquisa analisa os resultados à luz da Teoria Crítica das Massas , trazendo uma nova direção para osestudos sobre RSC.Contribuições teóricas/metodológicas:Os resultados são analisados através da Teoria Crítica das Massas , uma teoria sociopolítica ainda pouco relacionada à sustentabilidade empresarial. Os resultados podem auxiliar os gestores na elaboração de suas estratégias corporativas, ressaltando o papel da diversidade de gênero nos conselhos. ...
Contido em
Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM. São Paulo. Vol.16, n. 2 (maio./ago. 2021), p. 183-202
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Sociais Aplicadas (4037)
Este item está licenciado na Creative Commons License