Um professor no museu: Emílio Kemp e as práticas educativas no Museu Julio de Castilhos (1939-1950)
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2022Author
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Academic level
Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo analisar o caráter educativo assumido no Museu Julio de Castilhos ao longo da gestão de Emílio Kemp (1939-1950) e investiga como este conduziu a direção da instituição visando desenvolver de forma sistemática práticas educativas ofertadas pelo Museu. A pesquisa tem como objetivo analisar como as ações adotadas nesse período refletiram na trajetória do Museu e no lugar ocupado por ele frente ao contexto da primeira metade do século XX, no que se refere ao âmbito d ...
Este trabalho tem como objetivo analisar o caráter educativo assumido no Museu Julio de Castilhos ao longo da gestão de Emílio Kemp (1939-1950) e investiga como este conduziu a direção da instituição visando desenvolver de forma sistemática práticas educativas ofertadas pelo Museu. A pesquisa tem como objetivo analisar como as ações adotadas nesse período refletiram na trajetória do Museu e no lugar ocupado por ele frente ao contexto da primeira metade do século XX, no que se refere ao âmbito da História dos museus. A análise foi realizada em fontes documentais a partir de uma abordagem qualitativa a fim de mapear as medidas adotadas por Kemp durante sua gestão, no que se refere ao âmbito da educação. A partir do levantamento documental, é possível sugerir que Emílio Kemp, diferentemente de seus antecessores, que deram ênfase a pesquisa, colocou seus esforços em tornar o Museu um centro de ensino, através de aulas ministradas no Museu, de exposições e das práticas museográficas como um todo, além de ter insistido ao longo período sobre a relevância de se criar um Curso de Museus na instituição. Para a construção argumentativa da pesquisa propõe-se uma articulação com os conceitos norteadores: imaginação museal (CHAGAS, 2009), intelectual mediador (GOMES; HANSEN, 2016) e dimensão educativa e função educativa (PEREIRA, 2010). A postura adotada por Emílio Kemp denota sua visão de mundo diante da direção do Museu, que embora tenha transitado em diferentes áreas, como na medicina, na literatura e na política, além de ter sido professor e diretor da Escola Normal, teve uma trajetória atravessada pela educação. Desse modo, a investigação permitiu perceber como ao longo de mais de uma década na direção Kemp pretendeu institucionalizar a função educativa no Museu Julio de Castilhos. ...
Abstract
This work aims to analyze the educational character assumed in the Julio de Castilhos Museum throughout the management of Emílio Kemp (1939-1950) and investigates how he led the direction of the institution in order to systematically develop educational practices offered by the Museum. The research sought to investigate how the actions adopted in this period reflected on the Museum’s trajectory and on the place occupied by it in the context of the first half of the 20th century, with regard to ...
This work aims to analyze the educational character assumed in the Julio de Castilhos Museum throughout the management of Emílio Kemp (1939-1950) and investigates how he led the direction of the institution in order to systematically develop educational practices offered by the Museum. The research sought to investigate how the actions adopted in this period reflected on the Museum’s trajectory and on the place occupied by it in the context of the first half of the 20th century, with regard to the scope of the History of Museums. The analysis was carried out in documentary sources from a qualitative approach in order to map the measures adopted by Kemp during his administration, with regard to the scope of education. From the documentary survey, it is possible to suggest that Emílio Kemp, unlike his predecessors, who emphasized research, put his efforts into making the Museum a teaching center, through classes taught at the Museum, exhibitions and museographic practices such as as a whole, in addition to having insisted for a long time on the relevance of creating a Museum Course at the institution. For the argumentative construction of the research, an articulation with the guiding concepts is proposed: museum imagination (CHAGAS, 2009), mediator intellectual (GOMES; HANSEN, 2016) and educational dimension and educational function (PEREIRA, 2010). The stance adopted by Emílio Kemp denotes his worldview in the face of the Museum's management, which, although he has been acting in different areas, such as medicine, literature and politics, in addition to having been a professor and director of the Escola Normal, had a trajectory traversed by education. In this way, the investigation allowed us to understand how, over more than a decade in the direction, Kemp intended to institutionalize the educational function at the Julio de Castilhos Museum. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Collections
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Applied and Social Sciences (6061)
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