Swing. Momentum. Impulso : Memória em processo de criação na Ânima Companhia de Dança
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A partir dos espetáculos Caixa de ilusões (1994), Catch ou como segurar um instante (2003) e Acuados (2015), que marcam fases distintas da Ânima Companhia de Dança, esta pesquisa analisa os modos pelos quais os elementos técnico-poéticos do fazer dança da coreógrafa Eva Schul operam na construção dos discursos que são levados à cena. Sob a perspectiva teórico-metodológica inspirada na História Cultural e História Oral, buscou se, através do acervo documental e de relatos de criadores-intérprete ...
A partir dos espetáculos Caixa de ilusões (1994), Catch ou como segurar um instante (2003) e Acuados (2015), que marcam fases distintas da Ânima Companhia de Dança, esta pesquisa analisa os modos pelos quais os elementos técnico-poéticos do fazer dança da coreógrafa Eva Schul operam na construção dos discursos que são levados à cena. Sob a perspectiva teórico-metodológica inspirada na História Cultural e História Oral, buscou se, através do acervo documental e de relatos de criadores-intérpretes, apontar singularidades nos processos de criação coreográfica e como o trabalho colaborativo e formativo atua na construção do corpo que dança. A partir da tríade “swing ∙ momentum ∙ impulso”, analisa o processo de constante reinvenção da companhia. ...
Abstract
Based on the shows Caixa de ilusões (1994), Catch ou como segurar um instante (2003) and Acuados (2015), which mark different phases of Ânima Companhia de Dança, this research analyses the ways in which the technical-poetic elements of choreographer Eva Schul’s dance making operates in the construction of the discourses that are brought to the stage were addressed. Under the theoretical-methodological perspective inspired by Cultural History and Oral History, we sought, through the documentary ...
Based on the shows Caixa de ilusões (1994), Catch ou como segurar um instante (2003) and Acuados (2015), which mark different phases of Ânima Companhia de Dança, this research analyses the ways in which the technical-poetic elements of choreographer Eva Schul’s dance making operates in the construction of the discourses that are brought to the stage were addressed. Under the theoretical-methodological perspective inspired by Cultural History and Oral History, we sought, through the documentary collection and reports from creators-performers, to point out singularities in the processes of choreographic creation and how the collaborative and formative work acts in the construction of the body that dance. From the triad “swing ∙ momentum ∙ impulse”, it analyzes the company’s constant reinvention process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)
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