Podcast como ferramenta de divulgação científica : um estudo de casos comparados
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Data
2020Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa analisa a configuração e as ações de divulgação científica dos podcasts Scicast e Naruhodo!. Para isto, optou-se pelo estudo de caso que é composto por quatro etapas, sendo elas: preparação teórico-metodológica; seleção dos casos; coleta dos dados; e a análise de dados. A fim de esquematizar a coleta dos dados, foi desenvolvido um protocolo com objetivo de identificar nos podcasts os seguintes aspectos: informações gerais, equipe, episódios, financiamento/parcerias, interatividade ...
Esta pesquisa analisa a configuração e as ações de divulgação científica dos podcasts Scicast e Naruhodo!. Para isto, optou-se pelo estudo de caso que é composto por quatro etapas, sendo elas: preparação teórico-metodológica; seleção dos casos; coleta dos dados; e a análise de dados. A fim de esquematizar a coleta dos dados, foi desenvolvido um protocolo com objetivo de identificar nos podcasts os seguintes aspectos: informações gerais, equipe, episódios, financiamento/parcerias, interatividade e demais critérios de avaliação. Ademais, um questionário foi aplicado com a equipe de um dos podcasts e sua análise foi conduzida através da tabulação, limpeza, padronização e representação gráfica dos dados, bem como do uso da análise de conteúdo para avaliar as respostas abertas contidas no questionário. Os principais resultados evidenciam a pluralidade com a qual os podcasts de divulgação científica se apresentam. Essas divergências são observadas também em comparação com o padrão identificado entre a maioria dos podcasts na PodPesquisa 2018 e nos estudos de Luiz (2014) em relação ao número de sujeitos envolvidos, gastos com a produção e tempo de vida dos podcasts. Entretanto, foram também identificadas convergências entre os dois casos como o uso do financiamento coletivo para captar recursos financeiros, o fato de ambos possuírem um website vinculado ao podcast e o empenho em interagir e manter uma relação com os ouvintes. Ademais, o perfil demográfico, educacional e profissional dos divulgadores científicos atuantes nos podcasts estudados foi delineado, do qual se destaca a concentração dos divulgadores no estado de São Paulo e a prevalência de docentes e pesquisadores entre eles. Conclui-se que o podcast não só é uma opção viável para a disseminação do conteúdo científico, mas devido ao seu potencial para interação, pode ser capaz de promover uma aproximação da comunidade científica com o resto da sociedade. ...
Abstract
This research analyzes the configuration and the scientific dissemination actions of SciCast and Naruhodo! Podcasts. For this, the case study method was chosen, which consists of four stages, namely: theoretical and methodological preparation; case selection; data collection; and data analysis. To outline the data collection, a protocol was developed in order to identify the following aspects in the podcasts: general information, team, episodes, financing/partnerships, interactivity and other e ...
This research analyzes the configuration and the scientific dissemination actions of SciCast and Naruhodo! Podcasts. For this, the case study method was chosen, which consists of four stages, namely: theoretical and methodological preparation; case selection; data collection; and data analysis. To outline the data collection, a protocol was developed in order to identify the following aspects in the podcasts: general information, team, episodes, financing/partnerships, interactivity and other evaluation criteria. A questionnaire was also applied with the team of one of the podcasts and its analysis was conducted through tabulation, cleaning, standardization and graphic representation of the data, as well as the use of content analysis to evaluate the open answers contained in the questionnaire. The main results highlight the plurality on which the scientific dissemination podcasts are presented. These divergences are also observed in comparison to the pattern identified in the majority of podcasts in the PodPesquisa 2018, and in the studies by Luiz (2014) in relation to the number of subjects involved, expenses with the production and podcasts life span. However, convergences between the two cases were also identified, such as the use of crowdfunding to raise financial resources, the fact that both have a website linked to the podcast and the commitment to interact and maintain a relationship with listeners. Furthermore, the demographic, educational and professional profile of the scientific disseminators working in the studied podcasts was outlined, which highlights the concentration of disseminators in the state of São Paulo and the prevalence of teachers and researchers among them. It is concluded that the podcast is not only a viable option for the dissemination of scientific content, but due to its potential for interaction, it may be able to promote an approach between the scientific community and the rest of society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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