Projeto Escola da Vida : atuando no processo de construção da afetividade em escolas de Novo Hamburgo
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar a proposta e a contribuição do Projeto Escola da Vida , desenvolvido pela Mocidade Para Cristo em atuação nas escolas de Novo Hamburgo - RS desde 2016 , na construção da afetividade em sala de aula nas escolas desta cidade. No decorrer do texto serão apontadas algumas dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino que as fazem buscar p arcer ias externas, tendo o Escola da Vida como exemp lo de projeto desenvolvido por uma entidad ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar a proposta e a contribuição do Projeto Escola da Vida , desenvolvido pela Mocidade Para Cristo em atuação nas escolas de Novo Hamburgo - RS desde 2016 , na construção da afetividade em sala de aula nas escolas desta cidade. No decorrer do texto serão apontadas algumas dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino que as fazem buscar p arcer ias externas, tendo o Escola da Vida como exemp lo de projeto desenvolvido por uma entidade formada por voluntários oriundos da comunidade . Para análise, usam - se os dados obtidos em 2019 por meio de pesquisa quali/quantitativa junto aos docentes das três escolas de Novo Hamburgo – RS. Por fim, conclui - se que o Projeto Escola da Vida é uma iniciativa da sociedade civil que tem trazido efeitos relevantes para as práticas de convivência no ambiente escolar, alcançando resultados significativos quanto à valorização da vida e no resgate de princípios e valores como o respeito, o altruísmo, o afeto e a solidariedade. O projeto oferece apoio sócio emocional aos discentes e docentes, o que contribui efetivamente para a qualidade de vida. A partir da análise da metodologia de pesquisa e comentários dos professores participantes do projeto , conclui - se haver grande receptividade por parte das escolas e, a parceria escolas - ONG cumpre um papel relevante em sala de aula, contribuindo para um ambiente mais afetivo e consequentemente mais favorável para o ensino - aprendizagem. Por fim, este autor verifica que suas experiências na realização do estágio curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul numa das escolas pesquisadas, assim como a s vivências coordenando o projeto Escola da Vida em Novo Hamburgo - RS desde 2016 , permitiu observar que foram muito positivas as mudanças no ambiente escolar, na relação aluno - professor e para um ensino - aprendizagem mais eficaz ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License