Navegação TCC Ciências da Natureza por Título
Resultados 55-65 de 65
-
Projetos políticos pedagógicos e a perspectiva da educação ambiental : uma revisão sistemática
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho caracteriza - se como uma revisão sistemática que tem como objetivo identificar e analisar a produção de trabalhos científicos que estudaram a temática: PPP e Educação Ambiental no Ensino Fundamental e ... -
Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão ... -
A Sustentabilidade ambiental de Gramado e trilhas interpretativas nas aulas de CIências
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]As cidades turísticas brasileiras, como é o caso de Gramado, sofrem processos de especulação imobiliária, o que ocasiona em transformações no ambiente natural devido a instalação de empreendimentos imobiliários. O objetivo ... -
Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências: o que foi desenvolvido de 2017 até 2021?
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das pesquisas sobre o uso das TICs no ensino de Ciências durante o período 2017 até 2021. Como metodologia realizou - se uma revisão sistemática em revistas nacionais e ... -
A Temática de fármacos (ou medicamentos) nos livros didáticos de ciências da natureza destinados ao ensino fundamental para o triênio 2020-2023
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O ambiente escolar deve preparar os estudantes para serem cidadãos atuantes na sociedade, e o ensino de Ciências deve proporcionar elementos e aprendizagens para a compreensão do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo ... -
TICs no ensino de Ciências : potencialidades do Earth Null School no ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem ser um recurso facilitador da aprendizagem de diversos conceitos nas aulas de ciências. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar o uso e propor ... -
Unidades de conservação : a percepção dos professores sobre a formação e estratégias de ensino na rede estadual do município de Canoas
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]As Unidades de Conservação são espaços de território que buscam a conservação da biodiversidade, a educação ambiental integrada às Unidades de Conservação possui grande potencial didático, a aproximação dos indivíduos com ... -
O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para ... -
O Uso da geotecnologia nas escolas : análise e proposta de estratégias de ensino a partir das habilidades da Ciências da Natureza na BNCC
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Promover um processo de ensino e aprendizagem de qualidade é algo almjeado por qualquer docente, assim como oportunizar aulas que sejam interessantes e despertem a atenção dos alunos. Esta tem sido uma tarefa cada vez mais ... -
O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]A forma tradicional de ensinar, baseada na transmissão de conteúdo é ainda bastante empregada nas escolas do país, embora já se reconheça que não é tão efetiva. Diante disso, o uso de atividades práticas e lúdicas é ... -
A Utilização de mídias digitais no contexto escolar : um estudo de caso realizado na cidade de Guaíba durante a pandemia causada pela Covid-19
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, as escolas em todo o mundo foram obrigadas a adotar novas formas de atuar com os alunos. Para isso foi fundamental que os professores se apropriassem de técnicas para manter ...