O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
Fecha
2022Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para tanto , foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados d o Goo gle acadêmico , com o uso das palavras - chave: "Gamificação", "Ensino de Ciências", “Anos Finais", “Ensino de Ciências Naturais”, “Ensino Fundamental Anos Finais". Foram encontrados 7720 trabalho ...
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para tanto , foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados d o Goo gle acadêmico , com o uso das palavras - chave: "Gamificação", "Ensino de Ciências", “Anos Finais", “Ensino de Ciências Naturais”, “Ensino Fundamental Anos Finais". Foram encontrados 7720 trabalhos acadêmicos, sendo que após um refinamento de acordo com os pr opósitos desta pesquisa, foram avaliadas três monografias de Especialização e duas dissertações de mestrado . Para a avaliação dos trabalhos f oram utilizad os princípios d a Análise de Conteúdo e os critérios empregados foram: público - alvo , localidade das Instituições das pesquisas, tipos de jogos propostos e o conteúdo abordado nos trabalhos selecionados. Os resultados indicam que os cinco trabalhos apresentam propostas para os estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental e a maior concentração de trabalhos selecionados se deu no Paraná , com três dos cinco trabalhos. Um trabalho foi desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e um trabalho em Campina, Paraíba. Três dos trabalhos optaram pela utilização dos jogos digitais e dois pela utilização das ferramentas digitais. Quatro dos cinco trabalhos abordam conteúdos específicos de Biologia e um sugere a utilização para Física e Ciências da Natureza. Como principais contribuições é po ssível citar a motivação dos estudantes e a inovação tecnológica em sala de aula. Conclui - se que a tecnologia no Ensino avançou muito nos últimos anos, tendo destaque para o ano 2020 , o que provavelmente está relacionado com o ensino remoto imposto pela pandemia. ...
Abstract
This work of course conclusion aims to perform a mapping of studies related to the gamification in Nature Science Teaching in the Final Years of Elementary School from 2015 to 2020. For this, a literature review was carried out using Google Scholar with th e keywords: "Gamification", "Science Teaching", "Final Years", "Nature Science Teaching", " Final Years of Elementary School ". 7,720 term papers were found, and after a refinement according to the purposes of this research, three Specializat ...
This work of course conclusion aims to perform a mapping of studies related to the gamification in Nature Science Teaching in the Final Years of Elementary School from 2015 to 2020. For this, a literature review was carried out using Google Scholar with th e keywords: "Gamification", "Science Teaching", "Final Years", "Nature Science Teaching", " Final Years of Elementary School ". 7,720 term papers were found, and after a refinement according to the purposes of this research, three Specialization monographs and two Master dissertations were evaluated. For the evaluation of the works, principles of Content Analysis and the criteria used were: target audience, locality of the research Institutions, types of games proposed and the content expounded in the selected studies. The results indicate that the five studies present proposals for High School and Elementary School students and the highest concentration of selected works took place in Paraná, with three of the five works. One work was developed in Belo Horizonte, Minas Gerais, and one work in Campina, Paraíba. Three of the works opted for the use of digital games and two for the use of digit al tools. Four of the five studies expound specific contents of Biology, and one suggests the use for Physics and for Nature Sciences. It is possible to mention the motivation of students and the technological innovation in the classroom as the main contri butions. Therefore, it is concluded that the technology in Teaching has advanced a lot in recent years, with highlight for the year 2020, which is likely related to the remote education imposed by the pandemic. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)
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