Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente signi ...
Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais. ...
Abstract
This study aims to present the construction and validation of a didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel for teaching energy for the 8th grade of elementary school. The reason for the development of this work is due to the interdisciplinary nature of science teaching and the complexity of the energy study content, which often causes confusion regarding the concept. It is understood that an approach with the use of potentially meaningful teaching units (PMTU) ...
This study aims to present the construction and validation of a didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel for teaching energy for the 8th grade of elementary school. The reason for the development of this work is due to the interdisciplinary nature of science teaching and the complexity of the energy study content, which often causes confusion regarding the concept. It is understood that an approach with the use of potentially meaningful teaching units (PMTU) has the potential to promote learning that is not merely mechanical. T o achieve the proposed objectives, bibliographic research was carried out, as well as the elaboration, validation and construction of the final version of the PMTU. The Potentially Significant T eaching Unit was organized in five stages using dif ferent didactic resources including the elaboration of a Podcast. As a result, it is expected that this work can contribute to teachers who seek to adopt teaching strategies dif ferent from the usual ones. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License
