Gênero e sexualidade em debate: uma análise a partir da experiência do pibid – interdisciplinar
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
Gender and sexuality in debate: an analysis basedon the experience of pibid – interdisciplinar
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram util ...
Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta. ...
Abstract
This article presents and analyzes the “points of tension” triggered by the pedagogical processes of the project “We need to talk about gender and sexuality”, developed by scholarship students from the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID). Methodologically, the empirical material was produced from participant observations that were recorded in a field diary. In addition, pedagogical documents (Project and Lesson Plans), which supported the execution of the project, were also used. Th ...
This article presents and analyzes the “points of tension” triggered by the pedagogical processes of the project “We need to talk about gender and sexuality”, developed by scholarship students from the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID). Methodologically, the empirical material was produced from participant observations that were recorded in a field diary. In addition, pedagogical documents (Project and Lesson Plans), which supported the execution of the project, were also used. The set of data produced was analyzed using the “Content Analysis” procedures proposed by Bardin (2009). From the analytical process undertaken, it was possible to identify two categories, which: "The 'gender box' and the need to refine the pedagogical proposals" and "On resistance and the attempt to maintain the status quo". Thus, it was possible to realize that the pedagogical proposals were not always adequate to the students' demands and to their experiences in the field of gender and sexuality. On the other hand, the set of classes allowed male and female students to perceive in other ways naturalized and not problematized gender concepts. In addition, the organization of groups of boys who began to resist the pedagogical proposals was also noted, which required adjustment in the pedagogical procedures, as well as greater appropriation of the concepts that supported the practice. Finally, it can be said that the project was extremely important for the experience of Pibidian scholars / scholarship holders, as well as for the school community, which to some extent mobilized around the proposal. ...
Contido em
Praksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS: Editora FEEVALE. Vol. 19, no. 1 (jan./abr. 2022), p. 39-54
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências da Saúde (10934)
Este item está licenciado na Creative Commons License