Narrativa, memória e saberes: entrevista com o professor Reiner Hildebrandt-Stramann
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Narrative, memory and knowledge: interview withthe teacher Reiner Hildebrandt-Stramann
Narrativa, memoria y conocimiento: entrevista con el profesor Reiner HildebrandtStramann
Assunto
Resumo
A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educ ...
A presente entrevista busca registrar no contexto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialmente em virtude das comemorações dos 50 anos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o testemunho de Reiner Hildebrandt-Stramann, um dos professores que subscreveu sua influência na referida instituição e no campo da Educação Física brasileira. A narrativa propõe rememorar, de modo particular, o período em que o professor dividiu suas ideias, compreensões e pensamentos sobre a Educação Física, no CEFD/UFSM. O testemunho sinaliza, especialmente, os sentidos e significados percebidos pelo docente sobre a recepção de sua proposta de intervenção relacionada às aulas abertas à experiência, na referida instituição. Sublinha-se que esta concepção de ensino contribuiu para a mudança de paradigma em relação ao movimento humano no contexto escolar brasileiro e colaborou para a legitimação da Educação Física neste âmbito. ...
Abstract
This interview aims to record in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM), especially in view of the celebrations of the 50th anniversary of the Center for Physical Education and Sports (CEFD), the narrative of Reiner Hildebrandt-Stramann, one of the teachers who subscribed its influence in that institution and in the field of brazilian Physical Education. The narrative proposes to recall, in a particular way, the period in which the teacher shared his ideas, understandings a ...
This interview aims to record in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM), especially in view of the celebrations of the 50th anniversary of the Center for Physical Education and Sports (CEFD), the narrative of Reiner Hildebrandt-Stramann, one of the teachers who subscribed its influence in that institution and in the field of brazilian Physical Education. The narrative proposes to recall, in a particular way, the period in which the teacher shared his ideas, understandings and thoughts about Physical Education at CEFD/UFSM. The testimony signals, especially, the senses and meanings perceived by the teacher about the reception of his intervention proposal related to classes open to the experience, in that institution. It is emphasized that this conception of teaching contributed to the paradigm shift in relation to the human movement in the Brazilian school context and contributed to the legitimation of Physical Education in this environment. ...
Resumen
La presente entrevista busca registrar en el contexto de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), especialmente debido a las celebraciones del 50 años del Centro de Educación Física y Deportes (CEFD), el testimonio de Reiner Hildebrandt-Stramann, uno de los maestros que suscribió a su influencia en esa institución y en el campo de la Educación Física brasileña. La narrativa propone recordar, de una manera particular, el período que el maestro compartió sus ideas, entendimientos y pensamien ...
La presente entrevista busca registrar en el contexto de la Universidad Federal de Santa María (UFSM), especialmente debido a las celebraciones del 50 años del Centro de Educación Física y Deportes (CEFD), el testimonio de Reiner Hildebrandt-Stramann, uno de los maestros que suscribió a su influencia en esa institución y en el campo de la Educación Física brasileña. La narrativa propone recordar, de una manera particular, el período que el maestro compartió sus ideas, entendimientos y pensamientos sobre Educación Física, en CEFD/UFSM. El testimonio señala, especialmente, los sentidos y significados percibidos por el maestro sobre la receptividad de su propuesta de intervención relacionada con las clases abiertas a la experiencia, en la institución referida. Se enfatiza que esta concepción de la enseñanza contribuyó al cambio de paradigma en relación con el movimiento humano en el contexto escolar brasileño y ayudó a legitimar la educación física en ese entorno ...
Contido em
Kinesis. Santa Maria. v.39 (2021), p. 1-12.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39874)Ciências da Saúde (10669)
Este item está licenciado na Creative Commons License