Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStein, Marilia Raquel Albornozpt_BR
dc.contributor.authorLuca, Maria Fetzerpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237456pt_BR
dc.description.abstractO termo “estudos de gênero” apareceu no New Grove Dictionary of Music como um verbete pela primeira vez por volta dos anos 1970. Inicialmente com o intuito de recuperar a história das mulheres na música, os debates sobre música e gênero estão cada vez mais presentes nas ciências musicais. Em convergência com essa corrente, esta dissertação teve por objetivo investigar a construção das identidades sociais e artísticas e as práticas musicais das mulheres violonistas no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960, problematizando as relações de gênero nas práticas violonísticas de mulheres musicistas brasileiras. Partindo de um referencial teórico-metodológico de base etnomusicológica, utilizaram-se como procedimentos a etnografia multissituada com mulheres violonistas que atuaram no século XX e a etnografia histórico-documental, analisando fontes impressas disponibilizadas pela Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional e arquivos pessoais cedidos para consulta pelas violonistas interlocutoras deste trabalho. A pesquisa, realizada exclusivamente de modo virtual, acabou sendo uma oportunidade de conversar com violonistas que de outro modo não teria acesso facilmente. Este trabalho contou com a participação de quatro mulheres violonistas citadas nos três primeiros periódicos brasileiros voltados ao violão do século XX - O violão (1928-1929), A voz do violão (1931) e Violão e mestres (1964-1968) - ou que estão relacionadas proximamente a violonistas nesta situação: Ana Lia O. Braun, Cristina Tourinho, Maria Lívia São Marcos e Rita Moura Fortes. Apesar da historiografia da música ter sido delineada historicamente a partir de uma perspectiva eurocêntrica, colonial e patriarcal, através das análises, observou-se um grande número de violonistas mulheres serem citadas em revistas especializadas no instrumento no período delimitado - por articulistas homens, com raras exceções. Ao mesmo tempo que os periódicos davam visibilidade às mulheres, as formas como as violonistas são referidas foram interpretadas nessa pesquisa como reflexo e produtor de disparidade entre homens e mulheres, em diferentes campos do social. A análise etnomusicológica dos registros nos periódicos, realizada a partir dos diálogos com as violonistas supracitadas, buscou recuperar a história do protagonismo de mulheres na história do violão no Brasil, além de contribuir para a bibliografia violonística nacional.pt_BR
dc.description.abstractThe term “gender studies” appeared in the New Grove Dictionary of Music as an entry for the first time around the 1970s. Initially with the aim of recovering the history of women in music, debates about music and gender are increasingly present in the music sciences. In convergence with this current, this dissertation aimed to investigate the construction of social and artistic identities and the musical practices of guitarist women in Brazil between the 1920s and 1960s, questioning gender relations in the guitar practices of Brazilian musician women. Starting from an ethnomusicological theoreticalmethodological framework, the multi-situated ethnography with female guitarists who worked in the 20th century and the historical-documentary ethnography were used as procedures, analyzing printed sources available by the Brazilian Digital Newspaper of the National Library and the personal files provided for consultation by the guitarists involved in this work. The research, carried out exclusively in a virtual way, ended up being an opportunity to talk to guitarists who otherwise would not have easy access. This work had the participation of four guitarist women mentioned in the first three Brazilian periodicals dedicated to the guitar of the 20th century – The guitar (1928-1929), The voice of the guitar (1931), Guitar and masters (1964-1968) – or that are closely related to guitarists in this situation: Ana Lia O. Braun, Cristina Tourinho, Maria Lívia São Marcos, and Rita Moura Fortes. Although the historiography of music has been historically outlined from a eurocentric, colonial and patriarchal perspective, through the analysis, it was observed that a large number of female guitarists were mentioned in magazines specialized in the instrument in the delimited period - by male writers, with rare exceptions. At the same time that the periodicals gave visibility to women, the ways in which the female guitarists are referred to were interpreted in this research as a reflection and producer of disparity between men and women, in different social fields. The ethnomusicological analysis of the records in the periodicals, carried out from the dialogues with the aforementioned female guitarists, sought to recover the history of women’s protagonism in the history of the guitar in Brazil, in addition to contributing ti the national guitar bibliography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectGuitarist womenen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectEthnographyen
dc.title"O bello sexo" : uma abordagem etnomusicológica sobre as práticas musicais de mulheres intérpretes violonistas no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples