Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorMeirelles, Michelle De Mellopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237453pt_BR
dc.description.abstractA partir do projeto de pesquisa multicêntrico “BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS”, buscou-se abordar a importância das medidas de biossegurança na prática profissional na odontologia decorrentes da pandemia de Covid-19 e identificar como tais mudanças podem subsidiar a formulação de estratégias pedagógicas efetivas no percurso formativo. Investigou-se os aspectos envolvidos no ensino da biossegurança mediado por TIC, propondo a construção de um OVA (Objeto virtual de aprendizagem) a partir dos conhecimentos dos estudantes dos cursos de Odontologia da UFRGS no decorrer do ano de 2021. Buscou-se identificar situações, fatos, opiniões ou comportamentos que reflitam dúvidas e conhecimentos dos estudantes sobre a biossegurança e as suas práticas no ambiente odontológico. Foram abordados aspectos da biossegurança em odontologia, sobretudo no contexto da pandemia da COVID-19. Utilizou-se um instrumento do tipo enquete composto por 30 questões, 28 fechadas, utilizando escala do tipo Likert de 5 pontos e 2 abertas. Foi realizada análise quantitativa e descritiva das perguntas fechadas e análise textual descritiva e interpretativa para as perguntas abertas. Responderam à enquete 76 estudantes de diferentes semestres dos cursos diurno e noturno de Odontologia da UFRGS. Os resultados apontam que os estudantes necessitam ampliar seus conhecimentos em relação à biossegurança, com destaque para a escovação pré-cirúrgica das mãos, uso de face shield, paramentação e desparamentação - 40% das respostas afirmam como pouco ou totalmente insatisfatório o nível de conhecimento sobre estes aspectos. Os processos pedagógicos são desafiadores em sua essência, mais ainda no contexto da pandemia. Desenvolver estratégias e instrumentos para responder aos desafios impostos pela Covid-19 para o processo de formação em odontologia e para a prática clínica é tarefa que requer compreensões ampliadas sobre a formação, considerando que são processos acrescidos de intersubjetividade no ambiente de ensino e no trabalho em saúde. É imperativo debater sobre a incorporação das TIC nos cenários formativos.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Based on the multicenter research project “BIOSAFETY IN DENTISTRY IN THE MANAGEMENT OF COVID-19: ANALYSIS OF PRACTICES AND FORMULATION OF STRATEGIES”, the study aimed to identify limitations and weaknesses for the teaching and learning of biosafety in the dental training course and, based on these data, to develop Virtual Learning Object tools to encourage biosafety practices. Objective: This paper reports the development of a Virtual Learning Object that addressed the perspective of students from the Dentistry courses of UFRGS on the issue of biosafety, especially in the context of the COVID-19 pandemic. Methodology: A survey instrument with open and closed questions was used to identify situations, facts, opinions or behaviors that reflect the doubts and knowledge of students about biosafety and its practices in the dental environment. The study comprised quantitative and descriptive analysis of closed questions of the questionnaire and descriptive and interpretative textual analysis of open questions. Results: Among the questions, students reported that they need to expand their knowledge on biosafety, with emphasis on pre-surgical hand brushing, use of face shield, garment placement and removal - 40% responded as slightly or totally unsatisfactory when asked about their level of knowledge. Considerations: The pedagogical processes are essentially challenging, even more in the context of the pandemic. Developing strategies and tools to respond to the new demands of students also evidences the importance to consider the intersubjectivity present in the teaching environment and in the health work processes, discussing the incorporation of ICT in these scenarios.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth education, Dentalen
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectUse of ICT in healthen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectContenção de riscos biológicospt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectBiosafetyen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleEnsino da biossegurança em odontologia : a experiência de construção de objetos de aprendizagem como estratégia pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples