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Ensino da biossegurança em odontologia : a experiência de construção de objetos de aprendizagem como estratégia pedagógica
dc.contributor.advisor | Pires, Fabiana Schneider | pt_BR |
dc.contributor.author | Meirelles, Michelle De Mello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:39:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237453 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do projeto de pesquisa multicêntrico “BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS”, buscou-se abordar a importância das medidas de biossegurança na prática profissional na odontologia decorrentes da pandemia de Covid-19 e identificar como tais mudanças podem subsidiar a formulação de estratégias pedagógicas efetivas no percurso formativo. Investigou-se os aspectos envolvidos no ensino da biossegurança mediado por TIC, propondo a construção de um OVA (Objeto virtual de aprendizagem) a partir dos conhecimentos dos estudantes dos cursos de Odontologia da UFRGS no decorrer do ano de 2021. Buscou-se identificar situações, fatos, opiniões ou comportamentos que reflitam dúvidas e conhecimentos dos estudantes sobre a biossegurança e as suas práticas no ambiente odontológico. Foram abordados aspectos da biossegurança em odontologia, sobretudo no contexto da pandemia da COVID-19. Utilizou-se um instrumento do tipo enquete composto por 30 questões, 28 fechadas, utilizando escala do tipo Likert de 5 pontos e 2 abertas. Foi realizada análise quantitativa e descritiva das perguntas fechadas e análise textual descritiva e interpretativa para as perguntas abertas. Responderam à enquete 76 estudantes de diferentes semestres dos cursos diurno e noturno de Odontologia da UFRGS. Os resultados apontam que os estudantes necessitam ampliar seus conhecimentos em relação à biossegurança, com destaque para a escovação pré-cirúrgica das mãos, uso de face shield, paramentação e desparamentação - 40% das respostas afirmam como pouco ou totalmente insatisfatório o nível de conhecimento sobre estes aspectos. Os processos pedagógicos são desafiadores em sua essência, mais ainda no contexto da pandemia. Desenvolver estratégias e instrumentos para responder aos desafios impostos pela Covid-19 para o processo de formação em odontologia e para a prática clínica é tarefa que requer compreensões ampliadas sobre a formação, considerando que são processos acrescidos de intersubjetividade no ambiente de ensino e no trabalho em saúde. É imperativo debater sobre a incorporação das TIC nos cenários formativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Based on the multicenter research project “BIOSAFETY IN DENTISTRY IN THE MANAGEMENT OF COVID-19: ANALYSIS OF PRACTICES AND FORMULATION OF STRATEGIES”, the study aimed to identify limitations and weaknesses for the teaching and learning of biosafety in the dental training course and, based on these data, to develop Virtual Learning Object tools to encourage biosafety practices. Objective: This paper reports the development of a Virtual Learning Object that addressed the perspective of students from the Dentistry courses of UFRGS on the issue of biosafety, especially in the context of the COVID-19 pandemic. Methodology: A survey instrument with open and closed questions was used to identify situations, facts, opinions or behaviors that reflect the doubts and knowledge of students about biosafety and its practices in the dental environment. The study comprised quantitative and descriptive analysis of closed questions of the questionnaire and descriptive and interpretative textual analysis of open questions. Results: Among the questions, students reported that they need to expand their knowledge on biosafety, with emphasis on pre-surgical hand brushing, use of face shield, garment placement and removal - 40% responded as slightly or totally unsatisfactory when asked about their level of knowledge. Considerations: The pedagogical processes are essentially challenging, even more in the context of the pandemic. Developing strategies and tools to respond to the new demands of students also evidences the importance to consider the intersubjectivity present in the teaching environment and in the health work processes, discussing the incorporation of ICT in these scenarios. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Health education, Dental | en |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Use of ICT in health | en |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Contenção de riscos biológicos | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Biosafety | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Ensino da biossegurança em odontologia : a experiência de construção de objetos de aprendizagem como estratégia pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139213 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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