Metodologias sobre uso de analogias no ensino de Ciências e Biologia : um estado da arte
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Ao surgir a palavra analogia, esta foi definida como um conceito matemático, porém este foi modificado ao longo de seu uso através do tempo e, hoje, percebemos como comparação entre dois objetos. As analogias têm possibilitado a gênese do conhecimento científico em diversas áreas, pois se constituem a partir de atos cognitivos e criativos. A partir disso, é perceptível a necessidade de conhecer as diferentes maneiras de usar analogias no ensino de ciências e biologia. Então, se faz necessária u ...
Ao surgir a palavra analogia, esta foi definida como um conceito matemático, porém este foi modificado ao longo de seu uso através do tempo e, hoje, percebemos como comparação entre dois objetos. As analogias têm possibilitado a gênese do conhecimento científico em diversas áreas, pois se constituem a partir de atos cognitivos e criativos. A partir disso, é perceptível a necessidade de conhecer as diferentes maneiras de usar analogias no ensino de ciências e biologia. Então, se faz necessária uma nova pesquisa referente aos modos de utilizar analogias no ensino de ciências e biologia, na intenção de ampliar nossa perspectiva sobre o assunto e fornecer um panorama atualizado sobre este tema de investigação. Para isso, se utilizou o modelo de análise textual discursiva para analisar os artigos de periódicos e teses e dissertações do banco da CAPES. Com isso, foram obtidos resultados que nos fazem perceber que o futuro da pesquisa com analogias está longe de terminar. Contudo esse tipo de pesquisa está reduzida e se faz necessária uma investigação mais aprofundada sobre o que os atuais professores/as e futuros/as professores/as de ciências e biologia pensam sobre o método de ensino com analogias. ...
Abstract
When the word analogy arose, it was defined as a mathematical concept, but it was modified over its use through time and today we see it as a comparison between two objects. Analogies have made possible the genesis of scientific knowledge in several areas, since they are constituted from cognitive and creative acts. From this, it is noticeable the need to know the different ways to use analogies in science and biology teaching. New research is needed regarding the ways to use analogies in scien ...
When the word analogy arose, it was defined as a mathematical concept, but it was modified over its use through time and today we see it as a comparison between two objects. Analogies have made possible the genesis of scientific knowledge in several areas, since they are constituted from cognitive and creative acts. From this, it is noticeable the need to know the different ways to use analogies in science and biology teaching. New research is needed regarding the ways to use analogies in science and biology teaching, in order to broaden our perspective on this subject and provide an updated overview of this research topic. For this, the discursive textual analysis model was used to analyze the articles of journals and theses and dissertations of the CAPES bank. With this, these obtained results make us realize the future of analogy research is far from over. However, this type of research is limited and further investigation is needed on what current and future teachers of science and biology think about the teaching method with analogies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1355)
Este item está licenciado na Creative Commons License