Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorLeal, Miriara Borgespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237450pt_BR
dc.description.abstractAo surgir a palavra analogia, esta foi definida como um conceito matemático, porém este foi modificado ao longo de seu uso através do tempo e, hoje, percebemos como comparação entre dois objetos. As analogias têm possibilitado a gênese do conhecimento científico em diversas áreas, pois se constituem a partir de atos cognitivos e criativos. A partir disso, é perceptível a necessidade de conhecer as diferentes maneiras de usar analogias no ensino de ciências e biologia. Então, se faz necessária uma nova pesquisa referente aos modos de utilizar analogias no ensino de ciências e biologia, na intenção de ampliar nossa perspectiva sobre o assunto e fornecer um panorama atualizado sobre este tema de investigação. Para isso, se utilizou o modelo de análise textual discursiva para analisar os artigos de periódicos e teses e dissertações do banco da CAPES. Com isso, foram obtidos resultados que nos fazem perceber que o futuro da pesquisa com analogias está longe de terminar. Contudo esse tipo de pesquisa está reduzida e se faz necessária uma investigação mais aprofundada sobre o que os atuais professores/as e futuros/as professores/as de ciências e biologia pensam sobre o método de ensino com analogias.pt_BR
dc.description.abstractWhen the word analogy arose, it was defined as a mathematical concept, but it was modified over its use through time and today we see it as a comparison between two objects. Analogies have made possible the genesis of scientific knowledge in several areas, since they are constituted from cognitive and creative acts. From this, it is noticeable the need to know the different ways to use analogies in science and biology teaching. New research is needed regarding the ways to use analogies in science and biology teaching, in order to broaden our perspective on this subject and provide an updated overview of this research topic. For this, the discursive textual analysis model was used to analyze the articles of journals and theses and dissertations of the CAPES bank. With this, these obtained results make us realize the future of analogy research is far from over. However, this type of research is limited and further investigation is needed on what current and future teachers of science and biology think about the teaching method with analogies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnalogiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectDidactic toolsen
dc.subjectBiology Educationen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectScience Educationen
dc.titleMetodologias sobre uso de analogias no ensino de Ciências e Biologia : um estado da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples