O conhecimento prático do professor de música: três estudos de caso
Fecha
2000Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos práticos que orientam a prática educativa de três professoras de música atuantes na escola fundamental, com a finalidade de desvelar algumas das lógicas que guiam e sustentam as suas ações pedagógicas. Este trabalho situa-se no campo das pesquisas sobre o “pensamento do professor”, as quais estão voltadas para o estudo dos pensamentos dos professores em relação às suas práticas profissionais. Os referenciais que orientam esses t ...
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos práticos que orientam a prática educativa de três professoras de música atuantes na escola fundamental, com a finalidade de desvelar algumas das lógicas que guiam e sustentam as suas ações pedagógicas. Este trabalho situa-se no campo das pesquisas sobre o “pensamento do professor”, as quais estão voltadas para o estudo dos pensamentos dos professores em relação às suas práticas profissionais. Os referenciais que orientam esses trabalhos, bem como as temáticas que já foram abordadas pelas pesquisas realizadas sob esse paradigma, são examinadas no primeiro capítulo. No segundo capítulo são discutidas as perspectivas teóricas que fundamentaram a pesquisa. Para tanto, são apresentadas as idéias desenvolvidas por SCHÖN (1983; 2000) sobre “prática profissional” e “prática reflexiva”. Ainda nesse capítulo, é definida a utilização da expressão “conhecimento prático” no contexto desta pesquisa, a partir dos trabalhos de CLANDININ (1985) e ELBAZ (1981). O terceiro capítulo descreve a metodologia utilizada para desenvolver esta investigação, sendo também discutidos e justificados os procedimentos de coleta e análise dos dados. Assumindo uma abordagem qualitativa, optou-se pela realização de três estudos de caso. Em cada um deles, foi observada e gravada em vídeo uma seqüência de seis aulas de música ministradas pelas professoras e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e de estimulação de recordação, nas quais elas foram incentivadas a refletir sobre as suas práticas educativo-musicais enquanto assistiam às suas próprias aulas no vídeo. Os três estudos de caso são apresentados individualmente nos capítulos quatro, cinco e seis, sendo analisadas as orientações dos conhecimentos práticos de cada professora. No capítulo sete, os três estudos são revistos e interpretados à luz das perspectivas teóricas que fundamentaram a pesquisa. Na Conclusão são discutidas algumas contribuições deste trabalho para a área de Educação Musical. Também são consideradas algumas implicações desse estudo para as discussões sobre a formação de professores de música e são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras. ...
Abstract
The aim of this research was to investigate the practical knowledge of three primary school music teachers, searching for some ways that can guide and sustain their pedagogical practice. This work lies within the body of research on teachers’ thinking, that studies teachers’ thinking in relation to their own professional practice. The first chapter presents a review of this field of research, focusing on its theoretical background and some of the issues investigated. In the second chapter, the ...
The aim of this research was to investigate the practical knowledge of three primary school music teachers, searching for some ways that can guide and sustain their pedagogical practice. This work lies within the body of research on teachers’ thinking, that studies teachers’ thinking in relation to their own professional practice. The first chapter presents a review of this field of research, focusing on its theoretical background and some of the issues investigated. In the second chapter, the theoretical framework of this research is presented. The concepts of “professional practice” and “reflective practice” developed by SCHÖN (1983, 2000) and the notion of “practical knowledge” based on the work of CLANDININ (1985) and ELBAZ (1981) provide an interpretative framework for the analysis and interpretation of the data. The third chapter describes the research methodology, including the procedures for analysing the data. Adopting a qualitative research, three case studies with three primary school music teachers were carried out. In each case study, data collection involved the observation and videotaping of a sequence of six music lessons. After that, the music teachers were interviewed on an individual basis. Two interview techniques were used: semi-structured and stimulation recall sessions. In the stimulation recall sessions, the music teacher watched and reflected on her teaching on videotape. The three case studies are individually reported in chapters four, five and six, where the orientations of each teacher’s practical knowledge are analysed. In chapter seven, the case studies are reviewed and interpreted in the light of the theoretical framework presented in chapter two. Finally, the Conclusion brings the contributions of the present research to the field of Music Education. The research implications regard a search for new directions in conceptualising music teachers’ education and further research is suggested. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Música (414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License