Percursos para a construção do corpo em trânsito
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Pathways for the construction of the body in transit
Assunto
Resumo
Partindo da discussão sobre a autobiografia nas artes visuais, esta pesquisa se divide em duas partes. Na primeira delas, são tratadas as questões teóricas relativas ao que se entende por Corpo em Trânsito, possível modo de operar da relação entre artista-obra e observador quando o trabalho artístico é dotado de potências autobiográficas, as quais se apresentam na obra através de um corpo. O foco, nesse sentido, é o Corpo em Trânsito. Na segunda parte, são propostas abordagens de trabalhos de a ...
Partindo da discussão sobre a autobiografia nas artes visuais, esta pesquisa se divide em duas partes. Na primeira delas, são tratadas as questões teóricas relativas ao que se entende por Corpo em Trânsito, possível modo de operar da relação entre artista-obra e observador quando o trabalho artístico é dotado de potências autobiográficas, as quais se apresentam na obra através de um corpo. O foco, nesse sentido, é o Corpo em Trânsito. Na segunda parte, são propostas abordagens de trabalhos de artistas brasileiros produzidos entre os anos 1980 e o início do século XXI, tendo em vista a aplicação do Corpo em Trânsito. O foco, então, torna-se pensar com o Corpo em Trânsito. Foram escolhidas, para esta parte, produções de Nazareth Pacheco, Fernanda Magalhães e Leonilson, sendo cada artista tratado em um capítulo. ...
Abstract
Based on the discussion of the autobiography in the visual arts, this research is divided into two parts. In the first, are treated the theoretical questions concerning what is meant by the Body in Transit, the modus operandi of the relationship between artist and observer force when the artwork is endowed with powers autobiographical, which are present in the work through a body. The focus in this sense is the body in transit. In the second part, are proposed approaches to the work of Brazilia ...
Based on the discussion of the autobiography in the visual arts, this research is divided into two parts. In the first, are treated the theoretical questions concerning what is meant by the Body in Transit, the modus operandi of the relationship between artist and observer force when the artwork is endowed with powers autobiographical, which are present in the work through a body. The focus in this sense is the body in transit. In the second part, are proposed approaches to the work of Brazilian artists produced between 1980 and the beginning of the century, with a view to implementing the Body in Transit. The focus then becomes thinking with the body in transit. Were chosen for this part, the production of Nazareth Pacheco, Fernanda Magalhães and Leonilson, each artist being treated in a chapter. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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