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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Igor Guilherme dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-11T04:18:42Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23718pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização do objeto de aprendizagem Liga Matemática, no que diz respeito à problematização de conceitos de matemática. Quero com este trabalho mostrar que podemos criar uma nova proposta de abordagem de problemas matemáticos, norteado pelo objetivo de usar novas tecnologias no ensino que favoreçam o aprendizado do estudante. Para tanto, criei um objeto de aprendizagem, produzido com software Flash, chamado Liga Matemática, que se constitui em uma história em quadrinhos interativa onde, em certos momentos da história, são abordados desafios de matemática. Este trabalho analisa a partir da dialética ferramenta-objeto, de minhas observações e de depoimentos escritos pelos estudantes, durante a aplicação do objeto, o efeito dessa nova proposta de abordagem de problemas matemáticos. Uma análise prévia dos resultados demonstra que o objeto de aprendizagem Liga Matemática pode contribuir para o ensino de matemática, uma vez que os estudantes se mostraram entusiasmados durante a leitura da história e, durante a resolução dos problemas, precisaram fazer uso de seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o ambiente construído durante a aplicação do trabalho favoreceu a comunicação entre professor e aluno.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the effects of using “Liga Matemática” learning object, including it’s influences in mathematical concepts’ problematization. I want to show that is possible to create a new approach to mathematical problems, guided by the objective of using new technologies at teaching, which may support student’s learning. Therefore, I have created a learning object, produced with software Flash, called Liga Matemática. It is an interactive comic book, where, during the story, mathematical challenges are proposed. This paper analyzes, from the tool-object point of view, my observations and the students’ written testimonials during the application of the object, the effect of this new approach proposal of mathematical problems. A previous analysis of the results demonstrates that the learning object “Liga Matemática” can contribute to the mathematics teaching, once the students have shown to be full of enthusiasm during the story reading and the problems’ solving, while using their mathematical knowledge. Besides, the environment created during the application made easier the communication between teacher and student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectICT on educationen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectSolving of problemsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleLiga matemática (uma história em quadrinhos interativa)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000743291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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