Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Tipo
Outro título
A tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria
Herramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição d ...
Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos ...
Abstract
This article presents the development and evaluation of a tool to assist the teacher in creating lesson plans that meet accessibility criteria. The research focused on inclusion in higher education, which has its own complexities and dynamics that are different from other teaching stages. The project involved the development of an environment for editing lesson plans with a recommendation system capable of suggesting content available on the Web. The environment for editing lesson plans had an ...
This article presents the development and evaluation of a tool to assist the teacher in creating lesson plans that meet accessibility criteria. The research focused on inclusion in higher education, which has its own complexities and dynamics that are different from other teaching stages. The project involved the development of an environment for editing lesson plans with a recommendation system capable of suggesting content available on the Web. The environment for editing lesson plans had an accessibility verifier integrated so that the materials could contemplate criteria accessibility standards recommended by the W3C. 20 teachers of higher and technological education, from different Brazilian and Argentine institutions participated in the qualitative and quantitative research. It was concluded that the tool developed could support teachers in the elaboration of lesson plans, through the recommendation and verification of the accessibility of the created / selected contents for the students. ...
Contido em
Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License