Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Cristiani de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorMeira, Ricardo Radaellipt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T04:51:51Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1807-2194pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237177pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunospt_BR
dc.description.abstractThis article presents the development and evaluation of a tool to assist the teacher in creating lesson plans that meet accessibility criteria. The research focused on inclusion in higher education, which has its own complexities and dynamics that are different from other teaching stages. The project involved the development of an environment for editing lesson plans with a recommendation system capable of suggesting content available on the Web. The environment for editing lesson plans had an accessibility verifier integrated so that the materials could contemplate criteria accessibility standards recommended by the W3C. 20 teachers of higher and technological education, from different Brazilian and Argentine institutions participated in the qualitative and quantitative research. It was concluded that the tool developed could support teachers in the elaboration of lesson plans, through the recommendation and verification of the accessibility of the created / selected contents for the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInformation accessibilityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLesson plansen
dc.titleFerramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidadept_BR
dc.title.alternativeA tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria en
dc.title.alternativeHerramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137891pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples