Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
dc.contributor.author | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T04:51:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-4242 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237129 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Linha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.title | Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's literary text : reading comprehension and literary language | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138988 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42354)Ciências Humanas (7339)