Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSperrhake, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T04:51:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2236-4242pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237129pt_BR
dc.description.abstractO artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleTexto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literáriapt_BR
dc.title.alternativeChildren's literary text : reading comprehension and literary languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001138988pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples