Ao pé da palavra, céu acima : entre-lugar de uma docência-menos
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Assunto
Resumo
O texto discute o currículo a partir de seu deslocamento e de sua transformação na cena dramática da aula. Por meio da imagem de uma razão antropofágica, a experiência de formação docente é vinculada a procedimentos de autoatualização via assimilação crítica da alteridade por intermédio da palavra. A escrita toma como matéria tanto a revisão bibliográfica quanto a prática concreta de ensino no contexto das licenciaturas de duas universidades federais brasileiras, transversalizando-as. As discus ...
O texto discute o currículo a partir de seu deslocamento e de sua transformação na cena dramática da aula. Por meio da imagem de uma razão antropofágica, a experiência de formação docente é vinculada a procedimentos de autoatualização via assimilação crítica da alteridade por intermédio da palavra. A escrita toma como matéria tanto a revisão bibliográfica quanto a prática concreta de ensino no contexto das licenciaturas de duas universidades federais brasileiras, transversalizando-as. As discussões orientam-se por uma poética do menos, a qual é entendida como artifício de criação em meio a dispositivos macropolíticos de regulação curricular e subjetiva. Por fim, faz-se a defesa da aula como entre-lugar de um canto ex-cêntrico de apropriação e transcriação: ensino e aprendizagem amalgamados a um princípio de desejo, resistência e tradição de ruptura. ...
Abstract
The text discusses the curriculum from its displacement and its transformation in the dramatic class environment. Through the image of anthropophagic reasoning, the experience of teacher education is linked to self-actualization procedures via critical thinking of otherness through the word. Writing transversely takes as its subject both the literature review and the concrete teaching practice in the context of teaching degrees from two Brazilian federal universities. The discussions are guided ...
The text discusses the curriculum from its displacement and its transformation in the dramatic class environment. Through the image of anthropophagic reasoning, the experience of teacher education is linked to self-actualization procedures via critical thinking of otherness through the word. Writing transversely takes as its subject both the literature review and the concrete teaching practice in the context of teaching degrees from two Brazilian federal universities. The discussions are guided by minus poetry, understood as an artifice of creation amid macropolitical agencies of curricular and subjective regulation. Finally, the class is defended as a space in-between an ex-centric chant of appropriation and transcreation: teaching and learning amalgamated with a principle of desire, resistance and tradition of rupture. ...
Contido em
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2021), p. 1468-1485
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41045)Ciências Humanas (7146)
Este item está licenciado na Creative Commons License