A trajetória de Frederico Guilherme (1897-1972): interlocuções com a escolarização da educação física sulrio-grandense
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Frederico GuilhermeGgaelzer’s trajectory (*1897+1972): interlocations with the school of sul-rio-grandense physical education
Assunto
Resumo
As pesquisas sobre o professor Frederico Guilherme Gaelzer destacam sua atuação na recreação pública em Porto Alegre/RS e pouco aludem a respeito de seu empenho no desenvolvimento da Educação Física (EF) nas escolas. Diante disso, o presente estudo trata de investigar como ocorreu a atuação de Frederico Guilherme Gaelzer, no cenário da Educação Física escolar sul-rio-grandense, entre as décadas de 1920 a 1940. Para fins deste estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica procedeu-s ...
As pesquisas sobre o professor Frederico Guilherme Gaelzer destacam sua atuação na recreação pública em Porto Alegre/RS e pouco aludem a respeito de seu empenho no desenvolvimento da Educação Física (EF) nas escolas. Diante disso, o presente estudo trata de investigar como ocorreu a atuação de Frederico Guilherme Gaelzer, no cenário da Educação Física escolar sul-rio-grandense, entre as décadas de 1920 a 1940. Para fins deste estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica procedeu-se a análise crítica de documentos. Os materiais de pesquisa manifestaram que Gaelzer foi protagonista na sistematização dos primeiros Cursos Intensivos de EF do estado, os quais visavam à especialização de professoras normalistas para atuação nas escolas primárias do RS. Além disso, inaugurou o cargo de Inspetor de EF no RS, desempenhando papel decisivo na estruturação do campo da EF no estado. . ...
Abstract
Studies about teacher Frederico Guilherme Gaelzer highlighted his role in public recreation in Porto Alegre/RS and makes little reference to their commitment to the development of physical educaction in schools. Therefore, the present study seeks to investigate how Frederico Guilherme Gaelzer acted in the scenario of school physical education in Rio Grande do Sul, between the 1920s and 1940s. For purposes of this historical-documentary study, in addition to literature review, a critical analysi ...
Studies about teacher Frederico Guilherme Gaelzer highlighted his role in public recreation in Porto Alegre/RS and makes little reference to their commitment to the development of physical educaction in schools. Therefore, the present study seeks to investigate how Frederico Guilherme Gaelzer acted in the scenario of school physical education in Rio Grande do Sul, between the 1920s and 1940s. For purposes of this historical-documentary study, in addition to literature review, a critical analysis of documents was carried out. The research materials showed that Gaelzer was protagonist in the systematization of the first Intensive Courses of physical education in the state, which aimed at specializing normal teachers to work in primary schools in RS. In addition, he inaugurated the position of Inspec ...
Contido em
Canoa do tempo. Manaus, AM. Vol. 13 (2021), p. 1-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License