Perfil do professor mobile : uso de dispositivos móveis na docência
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
Mobile teacher profile : use of mobile devices in teaching
Assunto
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as características que compõem o perfil do professor mobile, analisando suas potencialidades e fragilidades em relação ao uso de dispositivos móveis (DM) na docência. Neste estudo utilizou-se a metodologia do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa. O público-alvo foram 28 professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line com perguntas objetivas e dissertativas. Os dados coletados e ...
O objetivo desta pesquisa foi identificar as características que compõem o perfil do professor mobile, analisando suas potencialidades e fragilidades em relação ao uso de dispositivos móveis (DM) na docência. Neste estudo utilizou-se a metodologia do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa. O público-alvo foram 28 professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line com perguntas objetivas e dissertativas. Os dados coletados e sua análise permitiram verificar que este público possui certa familiaridade com os DM, mas ainda apresentam algumas lacunas em relação ao seu uso de forma educacional. Sendo assim, verificou-se que o consumo de informações é umas das principais atividades realizadas, seguidas de compartilhamento de fotos, arquivos, acesso à internet e redes sociais. Em relação ao uso educacional, aponta-se que os professores utilizam na pesquisa de materiais para suas aulas, enviar e-mail ou mensagens para seus estudantes, entre outrasações. Logo, este trabalho possibilitou conhecer algumas características que compõem o perfil do professor mobile, indicando suas potencialidades e desafios frente ao uso dos dispositivos móveis na docência. ...
Abstract
The objective of this research was to identify the characteristics that make up the profile of the mobile teacher, analyzing their strengths and weaknesses in relation to the use of mobile devices (MD) in teaching. In this study, a descriptive methodology was used, with a qualitative approach. The target audience was 28 teachers from Basic Education and Higher Education. The data collection instrument was an online questionnaire with objective and essay questions. The data collected and its ana ...
The objective of this research was to identify the characteristics that make up the profile of the mobile teacher, analyzing their strengths and weaknesses in relation to the use of mobile devices (MD) in teaching. In this study, a descriptive methodology was used, with a qualitative approach. The target audience was 28 teachers from Basic Education and Higher Education. The data collection instrument was an online questionnaire with objective and essay questions. The data collected and its analysis allowedus to verify that this public has some familiarity with the DMs, but they still have some gaps in relation to their use in an educational way. Thus, it was found that the consumption of information is one of the main activities carried out, followed by sharing photos, files, internet access and social networks. Regarding educational use, it is pointed out that teachers use it to research materials for their classes, send e-mails or messages to their students, among other actions. Therefore, this work made it possible to know some characteristics that make up the profile of the mobile teacher, indicating their potential and challenges facing the use of mobile devices in teaching. ...
Contido em
Conjecturas. Ponta Delgada, Portugal. Vol. 22, n. 1 (jan./mar. 2022), p. 1-30
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39565)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License