Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJusten, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorZago, Luiz Felipept_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:47:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236657pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período.pt_BR
dc.description.abstractIn 2018, the online version of Revista Nova Escola launched a campaign called Mentira na Educação, Não!, in which 34 articles were published with the intention of contesting news, rumors, and statements considered suspicious or untrue about education. From the analysis of the set of articles published as part of this campaign, it was possible to detail the use of two operations by the Revista: the imagetic truths and the web of links, which we call here "inquiry of fake news", based on Michel Foucault. We conclude that the inquiry, produced and published by the Revista, is part of an effort of successive chaining of discursive elements to reach a verdict about a rumor or a doubt, eventually created about Brazilian education, in the period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Vol. 24, n.57 (2022), p. 162-183pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectDisinformationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escolapt_BR
dc.title.alternativeThe fake news inquest: analysis of the campaign “Mentira na Educação, Não!”, of Nova Escola magazineen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples