O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
dc.contributor.author | Justen, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | Zago, Luiz Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Cristianne Maria Famer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T04:47:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-4919 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236657 | pt_BR |
dc.description.abstract | No ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período. | pt_BR |
dc.description.abstract | In 2018, the online version of Revista Nova Escola launched a campaign called Mentira na Educação, Não!, in which 34 articles were published with the intention of contesting news, rumors, and statements considered suspicious or untrue about education. From the analysis of the set of articles published as part of this campaign, it was possible to detail the use of two operations by the Revista: the imagetic truths and the web of links, which we call here "inquiry of fake news", based on Michel Foucault. We conclude that the inquiry, produced and published by the Revista, is part of an effort of successive chaining of discursive elements to reach a verdict about a rumor or a doubt, eventually created about Brazilian education, in the period. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Textura : revista de letras e história. Vol. 24, n.57 (2022), p. 162-183 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Disinformation | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Desinformação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola | pt_BR |
dc.title.alternative | The fake news inquest: analysis of the campaign “Mentira na Educação, Não!”, of Nova Escola magazine | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137814 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)