Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Samuel Fraga dapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:43:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236552pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é pesquisar os sentidos que podem ser atribuídos a Números Inteiros em uma investigação feita por estudantes sob a perspectiva STEAM em um software que exibe uma vasta quantidade de informações sobre os locais do mundo em tempo real e colorimetricamente representada. Como aporte tecnológico utilizamos o Windy.com que condensa estas informações sobre diversos dados meteorológicos, mas com estes, focaremos as temperaturas, que são representadas na forma de uma escala de cores por todo o mapa terrestre. A pergunta que guia o trabalho é: “Como os números inteiros ganham sentidos em aulas de matemática na perspectiva de STEAM com Tecnologias Digitais?". A STEAM é uma tendência que pode ser definida pelo enfoque em trabalhar problemas que vem diretamente da realidade por meio da abordagem que envolve uma ou mais disciplinas entre Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, portanto, interdisciplinar. Além disso, teoricamente também abordaremos o trabalho com Tecnologias Digitais (TD) sob o viés dos atos de ser-com-TD, pensar-com-TD e do saber-fazer-com-TD, os quais embasam a constituição do conhecimento matemático quando se trabalha na perspectiva das TD serem mais que uma ferramenta ou prótese, pois elas são consideradas partícipes dos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, buscamos indícios de respostas ao questionamento proposto por meio da análise dos dados, produzidos com sujeitos que não tivessem passado pela etapa em que se trabalha formalmente os Números Inteiros, portanto, foram estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul. As reflexões que fizemos acerca dos dados nos levaram a concluir que os Números Inteiros ganham sentidos nas relações interdisciplinares com a Arte, Matemática e Tecnologias Digitais. Ganha sentido na Arte, na ordenação das cores de acordo com a sensação térmica percebida pelos estudantes e ganha sentido na Matemática, quando a temperatura muda.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the senses that can be attributed to Whole Numbers in an investigation made by students under the STEAM perspective in a software that displays a vast amount of information about the places in the world in real time and colorimetrically represented. As technological support we use Windy.com that condenses this information about several meteorological data, but with these, we will focus on temperatures, which are represented in the form of a color scale throughout the earth map. The question guiding the work is: "How does the concept of Whole Numbers gain sense in a mathematics lesson from the perspective of STEAM with Digital Technologies?". STEAM is a trend that can be defined by the focus on working problems that come directly from reality through the approach that involves one or more disciplines among Science, Technologies, Engineering, Arts and Mathematics, therefore, interdisciplinary. Moreover, theoretically, we will also approach the study of Digital Technology (DT) from the point of view of the acts of be-withDT, think-with-DT and know-do-with-DT, which support the constitution of mathematical knowledge when working from the perspective of DT being more than a tool or prosthesis, because they are considered participants of the teaching and learning processes. The research is qualitative in approach, we searched for indications of answers to the proposed questioning by means of data analysis, produced with subjects that had not passed through the stage in which Integers are formally discussed, therefore, they were 7th grade students from a public school in the city of Gravataí, Rio Grande do Sul. The reflections we made about the data led us to conclude that Whole Numbers make sense in interdisciplinary relationships with Art, Mathematics and Digital Technologies. It makes sense in Art, in the ordering of the colors according to the thermal sensation perceived by the students and it makes sense in Mathematics, when the temperature changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectLiteracia digitalpt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.titleEducação matemática e abordagem STEAM : números inteiros e a busca por sentidospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples