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dc.contributor.advisorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Dietrich dospt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:42:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236547pt_BR
dc.description.abstractPara analisar como os alunos realizam os processos de tratamento e conversão de registros semióticos de funções logarítmicas e quais suas compreensões, propôs-se a elaboração, aplicação e análise de uma prática a partir do software GeoGebra. Escolheu-se o GeoGebra por possuir um grande potencial semiótico de exploração, visto que sua interface apresenta tanto a representação gráfica de uma função quanto a representação algébrica, e ambas podem ser alteradas dinamicamente. Essa prática consiste em uma sequência de questões, intercalando applets e questionamentos, tendo sido aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Dom Feliciano, colégio da rede privada, localizado em Gravataí – RS. Após a análise sustentada teoricamente pela teoria de Raymond Duval acerca dos Registros de Representação Semiótica, os resultados da pesquisa qualitativa realizada mostram que, a partir da representação gráfica presente nos applets, os alunos compreendem o comportamento da função e realizam intuitivamente a conversão entre os registros gráficos e algébricos para explicar esse comportamento.pt_BR
dc.description.abstractTo analyze how students perform processes of treatment and conversion of semiotic registers of logarithmic functions and what their understanding is, we proposed the development, application and analysis of a practice using the software GeoGebra. GeoGebra was chosen because it has a great semiotic exploration potential, since its interface presents both the graphical representation of a function and the algebraic representation, and both can be changed dynamically. This practice consists of a sequence of questions, alternating applets and questioning, and was applied to a senior year high school class at Colégio Dom Feliciano, a private school located in the city of Gravataí, in the state of Rio Grande do Sul. After the analysis supported by Raymond Duval's theory on the Registers of Semiotic Representation, the results of the qualitative research show that, from the graphic representation present in the applets, students understand the behavior of the function and intuitively perform the conversion between the graphic and algebraic registers to explain this behavior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLogarithmic functionsen
dc.subjectFunções logarítmicaspt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.titleRepresentações semióticas : estudo de funções logarítmicas com Geogebrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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