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dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorTroian, Artur Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:42:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236541pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar as contribuições do jogo digital autoral Aventura em Rhind para a constituição do conhecimento matemático de estudantes do ensino médio. Especificamente, objetivou desenvolver atividades-matemáticas com o jogo Aventura em Rhind, de modo a contribuir com a constituição do conhecimento, trabalhando com as Tecnologias Digitais (TD) sem que elas sejam apenas um pretexto para o ensino; investigar as potencialidades das atividades-matemáticas com o jogo digital e investigar as limitações e as necessidades de mudanças do jogo e das atividades com o jogo. Os pressupostos teóricos que se mostram neste trabalho englobam a concepção de trabalho com TD proveniente da Cyberformação, a Experiência Estética com Tecnologias Digitais e o diálogo como discurso horizontal entre professor/professora e alunos/alunas. A metodologia deste trabalho versa sob o viés da pesquisa qualitativa, pois trabalhamos com a descrição dos dados produzidos em dois encontros com alunos e alunas do Ensino Médio. Houve, então, a necessidade de adaptar o jogo, desenvolvido com o software RPG Maker, ao ensino remoto emergencial, o qual surge em decorrência da pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Analisamos os encontros à luz do referencial teórico sobre o trabalho com Tecnologias Digitais e Jogos. Os resultados desta pesquisa se mostraram bastante satisfatórios, pois, por meio do diálogo, percebemos que os alunos se identificaram com o jogo e se sentiram parte da aventura, além de reconhecerem alguns conhecimentos matemáticos que foram necessários para solucionar os enigmas do jogo.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the contributions of the authorial digital game Aventura em Rhind to the constitution of mathematical knowledge of high school students. Specifically, it aimed to develop mathematical-activities with the game Aventura em Rhind, in order to contribute to the constitution of knowledge, working with Digital Technologies (DT) without them being only a pretext for teaching; to investigate the potentialities of the mathematical-activities with the digital game and to investigate the limitations and needs for changes of the game and the activities with the game. The theoretical bases for this work include the conception of working with DT coming from Cyberformação, the Aesthetic Experience with Digital Technologies and the dialog as a horizontal discourse between teachers and students. The methodology of this work is based on qualitative research, since we worked with the description of the data produced in two meetings with high school students. There was, then, the need to adapt the game, developed with the RPG Maker software, to emergency remote teaching, which arose due to the pandemic caused by the Covid-19 virus. Therefore, data production took place in two encounters with first-year high school students. We analyzed the meetings based on the theoretical framework about Digital Technologies and Games. The results of this research were quite satisfactory because, through the dialog, we noticed that the students identified themselves with the game and felt part of the adventure, besides recognizing some mathematical knowledge that was necessary to solve the riddles of the game.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectExperiencia esteticapt_BR
dc.subjectAesthetic experiencesen
dc.titleA constituição do conhecimento matemático com o jogo digital autoral : Aventura em Rhindpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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