O Estudo de Aula no contexto da formação de professores na Educação Popular: uma análise a partir dos Critérios de Idoneidade Didática
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Franzen, Thor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T04:39:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236519 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa faz referência a uma investigação, de cunho qualitativo, que resultou em uma dissertação de mestrado, realizada no espaço da Educação Popular (EP). A pandemia deflagrada no ano de 2020 é contexto desse trabalho, que aconteceu praticamente na sua totalidade no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dessa maneira, a pesquisa buscou articular os referenciais teóricos da prática do Estudo de Aula (EA) com os Critérios de Idoneidade Didática (CID) em um curso de extensão na formação dos professores que atuaram no ensino de Matemática na EP. O curso de extensão proposto foi realizado em 2021, onde os professores participaram de um ciclo completo de EA com planejamento, execução e reflexão de aulas implementadas nesse contexto. A produção de dados ocorreu de forma totalmente remota em que foram produzidas gravações dos encontros e das aulas ministradas pelo pesquisador. As análises estão concentradas nas produções do grupo de professores participantes do curso de formação e o objetivo principal da pesquisa foi analisar quais e como foram utilizados os CID por esse grupo de professores participantes. Pode-se afirmar a partir de uma análise dos dados produzidos na pesquisa que existe uma distância entre teoria e prática no planejamento docente. Nesse caso, reitera-se a importância desses momentos de reflexão sobre a prática docente proporcionados pelo EA. A partir da nossa análise entendemos que as discussões promovidas no curso de extensão ampliaram o referencial teórico dos docentes sobre uma reflexão dos planejamentos de aula elaborados e implementados por eles. Para além disso, nossa expectativa foi engajar o grupo de professores participantes em momentos de reflexão coletiva, as quais pudessem ser integradas e levadas para além do escopo do curso de formação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research refers to an investigation, of a qualitative nature, which resulted in a master's thesis, carried out in the space of Popular Education (PE). The pandemic that broke out in 2020 is the context of this work, which took place nearly entirety in the context of Emergency Remote Teaching (ERT), with the use of Information and Communication Technologies (ICT). In this way, the research sought to articulate the theoretical frameworks of the Lesson Study (LS) practice with the Didactic Suitability Criteria (DSC) in an extension course in the training of teachers who worked in the teaching of Mathematics in PE. The proposed extension course was held in 2021, where teachers participated in a complete LS cycle with planning, execution and reflection of classes implemented in this context. The production of data took place in a totally remote way in which recordings of the meetings and classes taught by the researcher were produced. The analyzes are concentrated on the productions of the group of teachers participating in the training course and the main objective of the research was to analyze which and how the DSC were used by this group of participating teachers. Based on an analysis of the data produced in the research, it can be said that there is a gap between theory and practice in teaching planning. In this case, the importance of these moments of reflection on teaching practice provided by LS is reiterated. From our analysis, we understand that the discussions promoted in the extension course expanded the theoretical framework of the professors on a reflection of the lesson plans elaborated and implemented by them. In addition, our expectation was to engage the group of participating teachers in moments of collective reflection, which could be integrated and taken beyond the scope of the training course. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Idoneidade didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic suitability criteria | en |
dc.subject | Estudo de aula | pt_BR |
dc.subject | Lesson study | en |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Popular education | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | en |
dc.title | O Estudo de Aula no contexto da formação de professores na Educação Popular: uma análise a partir dos Critérios de Idoneidade Didática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138688 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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