Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Hérika Nalú Alencastropt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:39:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236516pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais especificamente, entender se e como essa experiência contribuiu para a formação desses estudantes como futuros professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de licenciatura em matemática que atuaram como professores do PIC em 2020 e 2021, buscando identificar como os licenciandos percebem essa participação, suas experiências docentes nesse contexto e quais contribuições para as suas formações eles atribuem a ela. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, observando temas comuns às falas dos entrevistados, buscando aproximações e distanciamentos dentro de cada tema. Os tópicos abordados são as mudanças e adaptações do ensino presencial para o remoto; as metodologias, recursos e softwares utilizados pelos licenciandos nas aulas remotas; as principais dificuldades enfrentadas no ERE; e as contribuições para a formação dos docentes decorrentes da participação no PIC no contexto do ERE. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar metodologias e recursos tecnológicos utilizados nas práticas dos docentes, além da percepção que os licenciandos têm sobre cada uma delas. Além disso, concluímos que o PIC contribuiu para o desenvolvimento de diversos aprendizados, reflexões e experiências importantes para a formação docente.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this search is to analyze the perceptions of the mathematical teaching students who acted as teachers in the Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) in the context of the Emergencial Remote Teaching (ERT). More specifically, understand how this experience contributed to the formation of these students as future teachers. For that reason, semi-structured interviews were conducted with four mathematical teaching students who acted as teachers of the PIC in 2020 and 2021, seeking to identify how the students perceive this participation, their teaching experiences in this context and which contributions to their formations they attribute to it. The interviews were recorded, transcribed and analyzed, observing themes common to the interviewees' speeches, seeking approaches and distances within each theme. The topics covered were the changes and adaptations from the face-to-face teaching to the remote, the methodologies, resources and softwares used by the students in remote classes, the main difficulties faced in the ERT and the contributions to the training of teachers arising from participation in the PIC in the context of the ERT. Through the analysis of the data, it was possible to identify methodologies and technological resources used in the practices of teachers, in addition to the perception that the students have about each of them. In addition, we conclude that the PIC contributed to the development of several important learnings, reflections and experiences for teacher training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmergencial Remote Teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleReflexões dos alunos de Licenciatura em Matemática que atuaram como professores no PIC no contexto do Ensino Remoto Emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138889pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples