A corte de espadas : abordagem iconológica do tarô de Pamela Colman Smith
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho traz reflexões acerca da construção de sentido que envolve o conjunto de cartas da corte de Espadas do baralho de Tarô Waite-Smith, criado em 1909, pontuando aspectos deste objeto que tangenciam o campo das artes visuais e discorrendo de maneira ensaística sobre a trama tecida através de suas imagens ao longo da história da cultura. Para isso, a dissertação respalda-se em autores que propõem analogias entre imagens de diferentes proveniências, em busca de sobrevivências e transfor ...
Este trabalho traz reflexões acerca da construção de sentido que envolve o conjunto de cartas da corte de Espadas do baralho de Tarô Waite-Smith, criado em 1909, pontuando aspectos deste objeto que tangenciam o campo das artes visuais e discorrendo de maneira ensaística sobre a trama tecida através de suas imagens ao longo da história da cultura. Para isso, a dissertação respalda-se em autores que propõem analogias entre imagens de diferentes proveniências, em busca de sobrevivências e transformações, como propôs o historiador da arte alemão Aby Warburg e seguidores seus, como Carlo Ginzburg, Erwin Panofsky, Georges Didi-Huberman e outros que auxiliarão no processo de situar o tarô como objeto de estudo pertinente à área das artes visuais. ...
Abstract
This work brings forth studies regarding the meanings surrounding the cards on the Court of Spades, present in the Waite-Smith tarot deck created in 1909. The research aims into the aspects of this deck that are synchronized with the years-long discussions present into the art field, such as iconography, the nature of illustration, the afterlife of the pagan imagery. For that, the work leans into the area of research coined by the German art historian Aby Warburg and his followers, such as Carl ...
This work brings forth studies regarding the meanings surrounding the cards on the Court of Spades, present in the Waite-Smith tarot deck created in 1909. The research aims into the aspects of this deck that are synchronized with the years-long discussions present into the art field, such as iconography, the nature of illustration, the afterlife of the pagan imagery. For that, the work leans into the area of research coined by the German art historian Aby Warburg and his followers, such as Carlo Ginzburg, Erwin Panofsky and Georges Didi-Huberman, seeking to place the tarot as an object that benefits from the studies carried by the Art History field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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