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dc.contributor.advisorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.contributor.authorPoglia, Marco Antonio Sarettapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:37:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236148pt_BR
dc.description.abstractEsta tese consiste em uma investigação antropológica sobre a música na capoeira angola, realizada a partir de vivências e entrevistas com mestres e mestras angoleiros na Bahia, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A capoeira angola costuma ser afirmada pelos capoeiristas como uma filosofia de vida que fornece elementos para se compreender o mundo sob a perspectiva do jogo. Nesse sentido, a ginga é compreendida não somente como um movimento corporal, mas também a partir das possibilidades de negociação que inscrevem as relações sociais da grande roda do mundo na dinâmica da roda de capoeira. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender como as performances musicais dos capoeiristas operam essa filosofia, estabelecendo também articulações com outras culturas musicais da diáspora africana. Nessa perspectiva, busco compreender como, por meio das cantigas e dos toques dos instrumentos, os capoeiristas mobilizam os jogadores e o público. Argumento que nas rodas da vida isso também ocorre, na medida em que a música que produzem narra acontecimentos históricos, protagoniza ativismos e realiza uma refinada crítica social. Busco compreender ainda como os tocadores e cantadores exploram semântica e sonoramente as potências desestabilizadoras da ginga nesse processo, numa estética que coloca em jogo a ancestralidade e estabelece parâmetros para a criação musical. Assim, esta pesquisa compreende uma investigação antropológica que se estabelece a partir de diversas abordagens, em diálogo com a filosofia, a linguística, a etnomusicologia e a história.pt_BR
dc.description.abstractThis study consists of an anthropological investigation about music in Capoeira Angola, based on experiences and interviews with angoleiros masters in Bahia, Rio de Janeiro and Porto Alegre. Capoeira angola is often referred to by capoeiristas as a philosophy of life that provides elements to understand the world from the roda perspective. In this sense, ginga is understood not only as a body movement, but also from the possibilities of negotiation that insert the social relations of the world’s big roda into the dynamics of the capoeira circle. The main objective of this study is to understand how capoeiristas’ musical performances operate this philosophy, also establishing connections with other African musical cultures. In this perspective, I try to understand how capoeiristas mobilize the players and the audience through the songs and instrument playing. I argue that this also occurs in the “rodas” of life, insofar as the music produced narrates historical events, leads activism and performs a refined social critique. I also try to understand how players and singers semantically and sonically explore the destabilizing powers of ginga in this process, in an aesthetic that puts ancestrality into play and establishes parameters for creation. Thus, this research comprises an anthropological investigation that is established from different approaches, in dialogue with philosophy, linguistics, ethnomusicology, and history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectCapoeira Angolapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAncestryen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAfro-brazilian arten
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.titleA música em jogo : performances musicais na capoeira angolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001138593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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