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dc.contributor.advisorFerrari, Andrea Gabrielapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eduarda Xavier de Lima ept_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:37:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236146pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação debruçou-se, a partir da experiência do coletivo de contação de histórias Com Fio no Conto na Fundação de Atendimento a Deficiência Múltipla (FADEM), sobre o terreno das narrativas ficcionais em associação ao processo de subjetivação do sujeito. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica sobre as possibilidades sócio-históricas da modalidade de trabalho em oficinas e suas particularidades, além de uma busca posterior na literatura sobre experiências que incluem oficinas de contação de histórias. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica sobre as possibilidades sócio-históricas da modalidade de trabalho em oficinas e suas particularidades, além de uma busca posterior na literatura sobre experiências que incluem oficinas de contação de histórias - com objetivo de situar o campo de estudo. A partir disso, a presente dissertação reuniu elementos organizadores do trabalho do coletivo que foram desdobrados em: ambientação e fabricação de superfícies, processualidade e quebra das posições palco-plateia, recursos cênicos- criação de brinquedo, mediação e inclusões recíprocas, temporalidade e o jogo do aparecimento-desaparecimento e por, fim, posição ética. Esses elementos foram dialogados, especialmente, com as proposições de Ricardo Rodulfo no que tange às funções do brincar, assim como sua leitura de Winnicott. A metodologia dessa pesquisa psicanalítica sustentou-se nos trânsitos entre pesquisador objeto e entre teoria-experiência, de forma a compreender a composição entre diferentes posições e campos como importantes para o processo do pesquisar. Em uma segunda parte dessa dissertação, o operador teórico suplemento, recortado de Ricardo Rodulfo, foi relacionado com a oficina de contação, em especial, pensando o lugar da ficção, das contadoras em cena, da amizade e do enlace com o educativo. Em uma ampliação da temática de oficinas, por fim, sugere-se o processo de subjetivação de um sujeito, a partir de um movimento de suplementaridade, em composição com diversas instâncias subjetivantes que incluem, mas não se reduzem à família.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation worked on the grounds of fictional narratives in association to the process of subjective constitution through the experience of Com Fio no Conto, a group of storytellers, in the Fundação de Atendimento a Deficiência Múltipla (FADEM). Initially, a literature review on socio-historic possibilities of the work with workshops and their particularities was made, as well as a research on literature about experiences involving storytelling workshops - aiming to further understand the field of this study. Being so, in the present dissertation we listed elements that organize the group’s work, which unfolded in: ambientation and making surfaces, procedurality and breaking the positions of stage audience, scenic resources - creation of the toy, mediation and mutual inclusions, temporality and the appearing-disappearing game and, finally, ethical position. These elements were put in dialogue, specially, with Ricardo Rodulfo’s propositions on the functions of playing, as well as his reading of Winnicott’s work. The methodology of this psychoanalytic research was sustained on the traffic between researcher-object and theory-experience, in order to comprehend compositions between different positions and fields that are important to the researching process. In the second part of this dissertation, Ricardo Rodulfo’s view on the concept of supplement was related to the storytelling workshop, specially concerning the place of fiction, the storytellers on scene, the friendship and the associations with education. By expanding the thematic of the workshops, we suggest the process of subjective constitution through a movement of supplementarity, composing with different subjecting spheres that include, but are not limited to the family.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSubjective constitution processen
dc.subjectPsicanalise de criancaspt_BR
dc.subjectSupplementen
dc.subjectClinical devisesen
dc.subjectPsicanalise e literaturapt_BR
dc.subjectOficina terapêuticapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleQuem conta um conto, acrescenta um ponto : contação de histórias e suplementaridade no processo de subjetivação de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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