Economia da cultura e museus: percepções no Museu Júlio de Castilhos (2019-2021)
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a relação do campo dos museus com a economia da cultura e, de forma mais específica, descrever a gestão do Museu Júlio de Castilhos no período compreendido entre os anos de 2019 e 2021; mapear as políticas públicas para museus no âmbito estadual e federal, observando as suas articulações entre museus e economia da cultura; identificar como a economia da cultura é compreendia pela atual gestão do Museu; e verificar se o Museu desenvolve açõ ...
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a relação do campo dos museus com a economia da cultura e, de forma mais específica, descrever a gestão do Museu Júlio de Castilhos no período compreendido entre os anos de 2019 e 2021; mapear as políticas públicas para museus no âmbito estadual e federal, observando as suas articulações entre museus e economia da cultura; identificar como a economia da cultura é compreendia pela atual gestão do Museu; e verificar se o Museu desenvolve ações de acordo com os princípios da economia da cultura que colaborem para sua sustentabilidade econômica. Utiliza autores como Françoise Benhamou (2007), Paul Tolila (2013), dentre outros, para compreender os conceitos de economia da cultura e relaciona esses conceitos com os de políticas públicas, a partir dos autores: Antônio Rubim (2011) e Machado Neto e Ferreira (2011), a fim de entender o lugar dos museus neste processo. Apresenta levantamento das principais políticas para museus no Brasil e no RS e desenvolve um breve histórico de gerenciamento do Museu desde o seu primeiro diretor até os dias atuais. Emprega pesquisa bibliográfica e documental, e usa técnica de entrevista semi-estruturada, aplicadas a profissionais da estrutura do governo do estado. Como resultado, identifica que o Museu Júlio de Castilhos atua em consonância com os preceitos da economia da cultura e colabora para a ampliação das possibilidades de absorção da economia de museus em suas práticas cotidianas, visando sua sustentabilidade financeira. ...
Abstract
This dissertation has as general objective to analyze the relationship of the field of museums with the economy of culture and, more specifically, to describe the management of the Júlio de Castilhos Museum in the period between 2019 and 2021; map public policies for museums at the state and federal levels, observing their articulations between museums and the economy of culture; identify how the economy of culture is understood by the current management of the Museum; and verifying whether the ...
This dissertation has as general objective to analyze the relationship of the field of museums with the economy of culture and, more specifically, to describe the management of the Júlio de Castilhos Museum in the period between 2019 and 2021; map public policies for museums at the state and federal levels, observing their articulations between museums and the economy of culture; identify how the economy of culture is understood by the current management of the Museum; and verifying whether the Museum develops actions in accordance with the principles of the economics of culture that contribute to its economic sustainability. It uses authors such as Françoise Benhamou (2007), Paul Tolila (2013), among others, to understand the concepts of economics of culture and relates these concepts to those of public policy, from the authors: Antônio Rubim (2011) and Machado Neto and Ferreira (2011), in order to understand the place of museums in this process. It presents a survey of the main policies for museums in Brazil and RS and develops a brief history of the Museum's management from its first director to the present day. It employs bibliographic and documentary research, and uses semi-structured interview technique, applied to professionals in the structure of the state government. As a result, it identifies that the Júlio de Castilhos Museum acts in line with the precepts of the economy of culture and collaborates to expand the possibilities of absorbing the economy of museums in their daily practices, aiming at its financial sustainability. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License