Taxidermia : seguido e A figura paterna e suas máscaras, ensaio ficciofilosófico
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese divide-se em três partes complementares entre si, mas que, porém, tratam de assuntos diversos e usam formas próprias de comunicação. A primeira parte é uma narrativa em primeira pessoa que descreve a trajetória íntima da construção da narrativa ficcional Taxidermia. Não é propriamente um diário de criação, mas um relato do percurso mental e material do processo criativo de escrita. Nessa seção, conto um pouco da origem da ideia, das influências que recebi, dos momentos de vida marcant ...
Esta tese divide-se em três partes complementares entre si, mas que, porém, tratam de assuntos diversos e usam formas próprias de comunicação. A primeira parte é uma narrativa em primeira pessoa que descreve a trajetória íntima da construção da narrativa ficcional Taxidermia. Não é propriamente um diário de criação, mas um relato do percurso mental e material do processo criativo de escrita. Nessa seção, conto um pouco da origem da ideia, das influências que recebi, dos momentos de vida marcantes na persecução do texto literário. Na segunda parte, apresenta-se a narrativa ficcional Taxidermia em si. Trata-se de um plano de romance combinado já com partes de sua execução nos formatos narrativo, poético e de roteiro de cinema. O enredo conta a história de um pai de família classe média, que, pressentindo a chegada da morte, toma a decisão de ser taxidermizado. Tal decisão passa a afetar profundamente seu núcleo familiar e aqueles ao seu redor, fazendo com que conflitos do passado venham à tona, somando-se ao conflito mais recente, que é o da presença do pai empalhado na sala de estar. A estrutura do romance é paratática, organizando-se em blocos e mini blocos descontínuos, conectados por meio da figura paterna. Os temas que o romance visa abordar são: (a) o homem taxidermizado como signo perene e carnificado da morte, o desejo de imortalidade e de eternização humana; e (b) o funcionamento de algumas famílias brasileiras, visando desvelar o caráter das elites e da classe empresarial: seus preconceitos, seu racismo, seu classismo, seu autoritarismo. Em suma, o patriarcado brasileiro, que insiste em não morrer, mas em constantemente se reatualizar e reaparecer onde menos esperávamos, ainda que já seja uma ideologia moribunda, que vem sendo despossuída paulatinamente de seus poderes e prerrogativas há pelo menos dois séculos. Na parte reflexiva final, um ensaio teórico relacionado ao texto literário é desenvolvido. Nesse segmento, procuro estabelecer um diálogo entre a figuração de personagens ficcionais paternas e a história, cultura e sociedade brasileira das épocas abordadas, tentando explicitar como a figura paterna acaba expondo uma ordem social em função do modo como exerce seu poder na relação com os demais membros da sociedade. Meu intuito é discutir os processos ligados às metamorfoses da figura paterna nas famílias de elite da sociedade brasileira, a saber, como se passou, paulatinamente, de uma figura centralizadora de poder absoluto, o pater familias, num sistema de patriarcado rural de base escravista às exigências mais recentes de que a figura paterna se encaixe em um “paradigma do cuidado” tanto diante da Lei quanto no plano do afeto subjetivo. Além disso, discute-se a hipótese de que a sociedade brasileira, de forma geral, exprime um sentimento de orfandade paterna e uma necessidade de cuidado paternalesco de parte de líderes políticos que exerceram o papel de “pai do povo”, “pai dos pobres” ou “pai da nação” em função de sua extrema vulnerabilidade, expressa tanto a nível educacional, como alimentar, habitacional, ocupacional, psicológico, metafísico etc. ...
Abstract
This thesis is divided in three complementary parts. They deal with different topics and use their own communication ways. The early part is a first-person narration that describes the intimate trajectory of the writing of Taxidermia. It is not exactly a creation journal, but an account of the psychological and material pathways I followed during que creative writing process. In this section I intend to tell you a little bit about the sources behind the novels main idea, about the inspirations ...
This thesis is divided in three complementary parts. They deal with different topics and use their own communication ways. The early part is a first-person narration that describes the intimate trajectory of the writing of Taxidermia. It is not exactly a creation journal, but an account of the psychological and material pathways I followed during que creative writing process. In this section I intend to tell you a little bit about the sources behind the novels main idea, about the inspirations I received, and about significant moments in my life in the pursuit of the literary text. In the second part, the fictional narrative Taxidermia is presented. It is a novel scheme blended with parts of its execution in third and first-person narrative, poetic and screenplay formats. The plot is about a medium-class family man that, sensing the arrival of death, decides to be taxidermized. His decision affects deeply his core family and those around them causing conflicts from the past to surface, adding to the most recent conflict, which is the presence of the taxidermized body of the father disposed in the living room. The novel is designed with a paratactic structure organized in blocks and mini blocks which are connected through the father figure. The themes that the novel aims to address are: (a) the taxidermized man as a perennial and carnified sign of death, the desire for immortality and human eternalization; and (b) the functioning of some Brazilian families aiming to unveil the character of the elites and the businessclass: their prejudices, their racism, their classism, their authoritarianism. In short, the Brazilian patriarchy, which insists on not dying, but on constantly updating itself and reappearing where we less expected it, even though it is already a dying ideology, that has been gradually dispossessed of its powers and prerogatives for at least two centuries. In the very end there is a theoretical essay related to the literary text. In this segment, I aim to establish a dialogue between father characters and Brazilian history, culture and society. I try to explain how the father figure ends up exposing a social order in terms of how he exercises power in relation to other members of society, considering that the amount of power he possessed changed over time. My aim is to discuss the processes linked to the metamorphoses of the father figure in the elite families of Brazilian society. Namely, how it gradually changed from a centralizing figure of absolute power − the pater familias, in a system of rural patriarchy based on slavery during Colonial Brazil − to the more recent demands that the father figure fit into the “paradigm of care” both in the face of the Law and of subjective affection. Furthermore, I discuss the hypothesis that Brazilian society, in general, conveys a feeling of paternal orphanhood and a need for paternal care on the part of political leaders who played in the past the role of "father of the people", "father of the poor" or “father of the nation". This paternalistic need manifests itself due to the extreme vulnerability of the population, expressed by educational, psychological, occupational, nutritional, metaphysical and other types of vulnerabilities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
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