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dc.contributor.advisorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorSchwarz, Matheus Menezespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T04:41:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235799pt_BR
dc.description.abstractA função vital das empresas distribuidoras é gerar transações eficientes. Para isso, há uma margem que justifica a existência de intermediários na cadeia produtiva, onde a noção de custos torna-se fundamental para ampliar a competitividade. Esse artigo tem como objetivo desenvolver um sistema de custeio, analisando o consumo dos clientes nas atividades de visitas, pedidos e pagamentos. Foi proposta uma sistemática fundamentada no método de custeio TimeDriven Activity Based Costing (TdABC), dividida em cinco etapas: (i) tratamento dos centros de custos; (ii) cálculo das capacidades; (iii) formação das equações de tempo; (iv) alocação de custos aos clientes e (v) análise da rentabilidade dos clientes. Como resultado, identificou-se que 14% dos clientes consumiram mais recursos do que geraram de retorno no período, e que a receita se concentra em clientes fixos. No âmbito geral, foi possível propor melhorias ao sistema de gestão para o fortalecimento dos resultados da empresa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.titleGestão de custos aplicada em clientes : estudo de caso numa distribuidora do ramo de diagnósticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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