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dc.contributor.advisorNardi, Henrique Caetanopt_BR
dc.contributor.authorKveller, Daniel Boianovskypt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T04:40:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235461pt_BR
dc.description.abstractEsta tese estabelece uma crítica do progresso e do orgulho, entendidos como imperativos complementares, indissociáveis e fundamentais para a operação de um dispositivo crononormativo no campo das dissidências sexuais. Além de apontar as consequências dessa normalização em termos institucionais e subjetivos, discute como a experiência de outras temporalidades e afetos pode levar a compreensões alternativas sobre o ato de dissentir. Para tanto, são analisadas três narrativas artísticas que enlaçam questões de gênero/sexualidade, temporalidades não-lineares e afetos distintos do orgulho. A introdução explica em maior detalhe como operam os imperativos do progresso e do orgulho, tanto à nível individual quanto coletivo, e argumenta que debater esse tema é fundamental em tempos marcados por homonormatividades, homonacionalismos e cosmopolitismos gays. O capítulo 2 apresenta os principais alicerces teóricos e metodológicos da pesquisa, sintetizando as principais contribuições dos chamados “giro temporal” e “giro afetivo” para os estudos queer. O capítulo 3 articula um diálogo entre a compreensão psicanalítica do trauma, a teoria da performatividade de gênero e O fim de Eddy, livro autobiográfico de Édouard Louis. No capítulo 4, os trabalhos e diários de José Leonilson conduzem uma reflexão sobre a vergonha, a melancolia e os espectros da Aids que assombram o momento de “desdramatização” da epidemia. O quinto capítulo trata de utopias e utopianismos em Corpo Elétrico, filme dirigido por Marcelo Caetano e lançado em 2017. Por fim, o epílogo apresenta uma análise sobre o lugar da felicidade e da tristeza em uma era marcada por relativa visibilidade e reconhecimento. Mais do que propor novas leituras das obras analisadas, o objetivo geral desta tese é assinalar aquilo que reiteradamente desafia interpretações. Entende-se as hesitações, impasses e paradoxos como instâncias de sobrevivência e resistência queer a processos de normalização operantes mesmo em um campo que se autodenomina “dissidente".pt_BR
dc.description.abstractThis thesis establishes a critique of progress and pride, which it understands as complementary, inseparable, and fundamental imperatives operating within a chrononormative apparatus in the field of sexual dissidence. In addition to pointing out the consequences of this normalization in institutional and subjective terms, this thesis discusses how the experience of other temporalities and affects can lead to alternative understandings of the act of dissent. Toward this end, it analyzes three artistic narratives that articulate themes of gender/sexuality, non-linear temporalities, and emotions other than pride and its correlates. The introduction explains in greater detail how the imperatives of progress and pride act individually and collectively, and argues that debating this issue is crucial in times of homonormativity, homonationalism, and gay cosmopolitanism. Chapter 2 presents the main theoretical and methodological foundations of this research, summarizing the contributions of the so-called "temporal turn" and "affective turn" to queer studies. Chapter 3 explores the links between psychoanalytic accounts on trauma, gender performativity theory, and Édouard Louis’ The End of Eddy. In chapter 4, José Leonilson's oeuvre and diaries lead to a reflection on shame, melancholy, and the specters of AIDS that haunt the epidemic’s era of "de dramatization". The fifth chapter approaches utopias and utopianisms in Body Electric, a film directed by Marcelo Caetano and released in 2017. Finally, the epilogue reflects on the role of happiness and sadness in an era marked by relative visibility and recognition. More than proposing new readings and interpretations, this thesis’ overall goal is to highlight what incessantly challenges interpretations. It reads hesitation, impasse, and paradox as traces of queer survival and resistance to normalization processes that operate even in a field that calls itself "dissident".en
dc.description.abstractEsta tesis propone una crítica al progreso y al orgullo, entendidos como imperativos complementarios, inseparables y fundamentales para la operación de un dispositivo crononormativo en el ámbito de las disidencias sexuales. Además de señalar las consecuencias de esta normalización en términos institucionales y subjetivos, se discute cómo la experiencia de otras temporalidades y afectos puede llevar a entendimientos alternativos sobre el acto de disentir. Para ello, se analizan tres narrativas artísticas que enlazan cuestiones de género/sexualidad a temporalidades no lineales y otros afectos más allá del orgullo. La introducción explica con más detalle cómo operan los imperativos del progreso y el orgullo, tanto individualmente cómo colectivamente, y argumenta que discutir este tema es fundamental en tiempos marcados por homonormatividades, homonacionalismos y cosmopolitismos gais. El capítulo 2 presenta los principales fundamentos teóricos y metodológicos de la investigación, resumiendo las principales aportaciones de los llamados "giro temporal" y "giro afectivo" a los estudios queer. El capítulo 3 entabla un diálogo entre la comprensión psicoanalítica del trauma, la teoría de la performativid de género y Para Acabar con Eddy Bellegueule, novela autobiográfica de Édouard Louis. En el capítulo 4, las obras y los diarios de José Leonilson conducen a una reflexión sobre la vergüenza, la melancolía y los espectros de la epidemia del sida que habitan el momento de la “desdramatización” de la epidemia. El quinto capítulo aborda las utopías y los utopismos en Corpo Elétrico, película dirigida por Marcelo Caetano y estrenada en 2017. Por último, el epílogo presenta un análisis sobre el lugar de la felicidad y la tristeza en una época marcada por relativa visibilidad y reconocimiento. Más que proponer nuevas lecturas de las obras analizadas, el objetivo general de esta tesis es señalar aquello que reiteradamente desafía las interpretaciones. Las vacilaciones, impasses y paradojas se entienden como instancias de supervivencia y de resistencia queer a los procesos de normalización que operan incluso en un campo que se autodenomina "disidente".es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectQueer studiesen
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectSocial psychologyen
dc.subjectGénero y sexualidades
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectTeoría queeres
dc.subjectTemporalidades
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectPsicología sociales
dc.titleDissidências sexuais, temporalidades Queer : uma crítica ao imperativo do progresso e do orgulhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001137907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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