Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.contributor.authorCioato, Alanapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:42:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235389pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa a biografia da coleção de quadros parietais do Museu Anchieta de Ciências Naturais (Porto Alegre, RS). O quadro parietal foi um material didático largamente produzido e utilizado no ensino escolar, no contexto de modernização pedagógica, entre fins do século XIX e primeiras décadas do século XX. Eram pendurados nas paredes das salas de aula para serem observados por todos os alunos simultaneamente. Para elaborar a vida social desses materiais, o ponto de partida foram 278 quadros parietais, principais documentos materiais e visuais desse estudo, assim como outros registros presentes no acervo histórico do Museu Anchieta, tais como relatórios, inventários para a inspeção pública, cadernos de anotações e fotografias. A fim de responder as inquietações da pesquisa, se constituiu quatro objetivos específicos, dando origem aos capítulos da dissertação. O segundo capítulo, Os Museus Escolares e a Ciência, analisou o processo de constituição histórica das instituições envolvidas na trajetória dos quadros parietais, ou seja, o Colégio e o Museu. O terceiro, A biografia dos Quadros Parietais, identificou e analisou origem e materialidade dos quadros parietais. O quarto, Uma coleção de Quadros Parietais no Museu Anchieta de Ciências Naturais, apontou os agentes envolvidos na produção dos quadros, aquisição e usos nas salas de aula. Por fim, o quinto, A Musealização de Imagens-Artefato, descreveu o processo de musealização dos quadros, nos âmbitos da documentação, do acondicionamento, da pesquisa e da comunicação. Para tanto, a pesquisa utilizou-se do método biografia das coisas, a fim de traçar a vida social dos quadros, assim como os referenciais da Museologia, da História Cultural e da História da Educação. Categorias como cultura material e visual escolar e musealização foram operacionais para atingir os objetivos propostos. Pode-se concluir que essas imagens-artefato, os quadros parietais, foram relevantes para o ensino, principalmente das ciências e aproximou os educandos das temáticas através dos sentidos. A partir de sua obsolência para o ensino, substituídos por outros materiais, adentraram o museu e foram ressignificados como museália e como patrimônio histórico-educativo da educação. Hoje, podem ensinar sobre o ensino e a educação de outrora, no âmbito museal.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the biography of the collection of wallcharts at the Anchieta Museum of Natural Sciences (Porto Alegre, RS). A wallchart was a didactic material widely produced and used in school education, in the context of pedagogical modernization, between the end of the 19th century and the first decades of the 20th century. They were hung on classroom walls to be observed by all students simultaneously. In order to elaborate the social life of these materials, the starting point was 278 wallcharts, the main material and visual documents of this study, as well as other records present in the historical collection of the Anchieta Museum, such as reports, inventories for public inspection, notebooks and photographs. In order to answer the research concerns, four specific objectives were established, giving rise to the dissertation chapters. The second chapter, School Museums and Science, analyzed the process of historical constitution of the institutions involved in the trajectory of wallcharts, that is, the College and the Museum. The, third The Biography of the Wallcharts, identified and analyzed the origin and materiality of the wallcharts. The fourth, A collection of wallcharts at the Anchieta Museum of Natural Sciences, pointed out the agents involved in the production of the charts, acquisition and uses in the classrooms. Finally, the fifth, The Musealization of Artifact-Images, described the process of musealization of the wallcharts, in the scope of documentation, packaging, research and communication. Therefore, the research used the biography of things method, in order to trace the social life of the paintings, as well as the references of Museology, Cultural History and History of Education. Categories such as material and visual school culture and musealization were operational to achieve the proposed objectives. It can be concluded that these artifact-images, the wallcharts, were relevant for teaching, especially in science, and approached the students with the themes through the senses. From their obsolescence for teaching, replaced by other materials, they entered the museum and were re-signified as a musealia and as a historical and educational heritage of education. Today, they can teach about the teaching and education of yesteryear, in the museum context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAnchieta Museumen
dc.subjectWallplatesen
dc.subjectMuseu escolarpt_BR
dc.subjectMusealizaçãopt_BR
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectMusealizationen
dc.subjectNatural History Museumen
dc.subjectSchool museumen
dc.subjectLesson of thingsen
dc.title“L'enseignement par les Yeux”: uma coleção de quadros parietais no Museu Anchieta de Ciências Naturais (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples