As práticas de linguagem em aulas de português e o sujeito com dislexia : reflexões a partir da perspectiva dialógico-discursiva
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre como fazer da aula de português um espaço de múltiplas práticas de linguagem e sobre como propiciar um ambiente que oportunize a aprendizagem e possibilite a manifestação de diferentes formas de expressão para o sujeito com dislexia. Pretende também entender a dislexia e os impactos sociais desse transtorno à aprendizagem, à autoconfiança e às relações afetivas das crianças e, a partir disso, discutir como os conceitos de língua e linguagem, entendidos a parti ...
Este trabalho busca refletir sobre como fazer da aula de português um espaço de múltiplas práticas de linguagem e sobre como propiciar um ambiente que oportunize a aprendizagem e possibilite a manifestação de diferentes formas de expressão para o sujeito com dislexia. Pretende também entender a dislexia e os impactos sociais desse transtorno à aprendizagem, à autoconfiança e às relações afetivas das crianças e, a partir disso, discutir como os conceitos de língua e linguagem, entendidos a partir da concepção dialógico-discursiva, auxiliam-nos na prática docente nas aulas de Língua Portuguesa e como podem ser trabalhados, estimulando as crianças disléxicas no processo de aquisição do conhecimento. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo o primeiro voltado para a compreensão do que é dislexia e quais são seus reflexos sociais, a partir dos estudos de Sally Shaywitz (2006) e Alicia Fernández (1990); o segundo busca discutir os conceitos importantes da perspectiva dialógico-discursiva, fundamentais para a discussão do tema, cuja base é a teoria de Bakhtin e do Círculo (2003, 2016, 2018) e os pensamentos de João Wanderley Geraldi (2016), tais como língua(gem), gêneros discursivos, responsividade, interação, dialogismo etc); já o último capítulo buscará pensar todas essas discussões na aula de língua portuguesa, considerando como é possível tornar a sala de aula um espaço de expressão, interação, relação e afetividade, tendo como referência Paulo Freire (1996, 1997), Irandé Antunes (2003) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Acreditamos que pensar sobre essas questões nos auxiliará em nossa prática docente porque abriremos espaço para que nossos alunos, com dislexia ou não, se reconheçam como sujeitos sociais, de aprendizagem, constituídos na/pela linguagem e que estão no mundo e, assim, o transformam com o que tem a dizer. ...
Abstract
This work seeks to reflect on how to make the Portuguese class a space for multiple language practices and how to provide an environment that provides opportunities for learning and enables the manifestation of different forms of expression for the subject with dyslexia. It also intends to understand dyslexia and the social impacts of this disorder on children's learning, self-confidence and affective relationships and, from this, discuss how the concepts of language and language, understood fr ...
This work seeks to reflect on how to make the Portuguese class a space for multiple language practices and how to provide an environment that provides opportunities for learning and enables the manifestation of different forms of expression for the subject with dyslexia. It also intends to understand dyslexia and the social impacts of this disorder on children's learning, self-confidence and affective relationships and, from this, discuss how the concepts of language and language, understood from the dialogical-discursive concept, help us in teaching practice in Portuguese language classes and how they can be worked, stimulating dyslexic children in the knowledge acquisition process. The work is divided into three chapters, the first being aimed at understanding what dyslexia is and what its social consequences are, based on the studies of Sally Shaywitz (2006) and Alicia Fernández (1990); the second seeks to discuss the important concepts of the dialogic-discursive perspective, fundamental to the discussion of the theme, whose basis is the theory of Bakhtin and the Circle (2003, 2016, 2018) and the thoughts of João Wanderley Geraldi (2016), such as language(gem), discursive genres, responsiveness, interaction, dialogism etc.); the last chapter will seek to think about all these discussions in the Portuguese language class, considering how it is possible to make the classroom a space for expression, interaction, relationship and affection, having as reference Paulo Freire (1996, 1997), Irandé Antunes (2003) ) and the Common National Curriculum Base (2017). We believe that thinking about these issues will help us in our teaching practice because we will make room for our students, with dyslexia or not, to recognize themselves as social, learning subjects, constituted in/by language and who are in the world and thus transform it with what you have to say. ...
Resumen
Este trabajo busca reflexionar sobre cómo hacer de la clase de portugués un espacio de diversas prácticas de lenguaje y sobre cómo propiciar un ambiente que posibilite el aprendizaje y la manifestación de distintas formas de expresión para el sujeto con dislexia. Tiene la intención de entender la dislexia y los efectos sociales impuestos, de alguna manera, al aprendizaje, a la autoconfianza y a las relaciones afectivas de los niños que tienen esa dificultad de aprendizaje y, a partir de eso, pe ...
Este trabajo busca reflexionar sobre cómo hacer de la clase de portugués un espacio de diversas prácticas de lenguaje y sobre cómo propiciar un ambiente que posibilite el aprendizaje y la manifestación de distintas formas de expresión para el sujeto con dislexia. Tiene la intención de entender la dislexia y los efectos sociales impuestos, de alguna manera, al aprendizaje, a la autoconfianza y a las relaciones afectivas de los niños que tienen esa dificultad de aprendizaje y, a partir de eso, pensar sobre cómo los conceptos de lengua y lenguaje, comprendidos a partir de la concepción dialógico-discursiva, nos ayudan en nuestra práctica docente en las clases de lengua portuguesa y cómo pueden ser trabajados, motivando los niños y niñas con dislexia en el proceso de adquisición del conocimiento. El trabajo está dividido en tres capítulos: el primer para entender qué es la dislexia y cuáles son sus reflejos sociales, a partir de los conocimientos de Sally Shaywitz (2006) y Alicia Fernández (1990); el segundo para hablar de conceptos importantes a la discusión del tema (lengua y lenguaje, géneros discursivos, actitud responsiva, interacción, etc) que tiene como base la teoría de Bakhtin y Círculo (2003, 2016, 2018) y los pensamientos de João Wanderley Geraldi (2013); y el tercero para pensar sobre todo eso en la clase de lengua portuguesa, considerando cómo es posible transformar la aula en un espacio de expresión, interacción, relación y afectividad, utilizando como referencia Paulo Freire (1996,1997), Irandé Antunes (2003) y la Base Nacional Común Curricular (2017). Creemos que pensar sobre estas cuestiones nos ayudará en nuestra práctica docente porque abriremos espacio para que nuestros alumnos, con dislexia o no, se reconozcan como sujetos sociales, de aprendizaje, constituidos en/por el lenguaje y que están en el mundo, por ello lo transforman con lo que tienen a decir. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1260)
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