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dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorSpiess, Pedro Henrique Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:42:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235372pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar o distanciamento entre o discurso científico – da Sociolinguística – e o repertório de alunos em processo preparatório para os concursos vestibulares. A pesquisa foi realizada através da análise de redações produzidas por alunos de um curso pré-Vestibular de Porto Alegre-RS, dos quais foram selecionados trechos que avaliaram o uso de estrangeirismos entre falantes do português brasileiro. A partir da comparação entre ciência, legislação educacional e repertório dos alunos, pode-se perceber que há incongruências entre o que a sociolinguística atribui como verdade e o que chega ao texto dos estudantes ao final do ensino básico. Por fim, há a apresentação de hipóteses para a existência do fenômeno apresentado.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the distance between scientific discourse – Sociolinguistics – and repertoire of students in preparatory process for the college entrance examination. This research was realized from the analysis of texts that were produced by students from an education institution in Porto Alegre-RS, and then some parts were selected, mostly the ones that evaluated the use of foreignism between Brazilian Portuguese speakers. From the comparation between science, educational legislation and student’s repertoire, it’s correct to affirm that are inconsistencies between what sociolinguistics attributes as truth and what becomes text of students that are finishing high school. Finally, there is the presentation of hypothesis for the existence of the phenomenon.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVariação lingüísticapt_BR
dc.subjectForeignismen
dc.subjectSociolinguisticsen
dc.subjectEstrangeirismopt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectRedactionen
dc.subjectEducational legislationen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectPreconceito lingüísticopt_BR
dc.titleConceitos-chave sobre variação linguística nas redações de pré-vestibulandos : do terror ao estrangeiro ao preconceito linguísticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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