Artes visuais na pedagogia : atelier de criação de bonecos de pano
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Visual arts in pedagogy : rag doll creation workshop
Artes visuales en la pedagogía : taller de creación de muñecos de trapo
Assunto
Resumo
A indústria de brinquedos produz uma infinidade de bonecos de plástico, que choram, andam e cantam. A publicidade estimula o consumo, transformando-os em objetos de desejo das crianças. Os bonecos, que em sua maioria são padronizados, acabam indicando um modo de ser. A criação de bonecos de pano se contrapõe ao consumo de brinquedos e é uma possibilidade de inventar algo singular com outros corpos, cabelos, roupas. Este texto enfoca a relevância da arte, ao propiciar a criação de bonecos a estu ...
A indústria de brinquedos produz uma infinidade de bonecos de plástico, que choram, andam e cantam. A publicidade estimula o consumo, transformando-os em objetos de desejo das crianças. Os bonecos, que em sua maioria são padronizados, acabam indicando um modo de ser. A criação de bonecos de pano se contrapõe ao consumo de brinquedos e é uma possibilidade de inventar algo singular com outros corpos, cabelos, roupas. Este texto enfoca a relevância da arte, ao propiciar a criação de bonecos a estudantes do curso de Pedagogia. Aborda ateliers realizados com diferentes turmas, em mais de duas décadas, que mostram a diversidade dos trabalhos e suas relações com criações da arte contemporânea. ...
Abstract
The toy industry produces a multitude of plastic dolls that cry, walk and sing. Advertising stimulates consumption, transforming them into objects of desire for children. The dolls, which are mostly standardized, end up indicating a way of being. The creation of rag dolls is opposed to the consumption of toys and is a possibility of inventing something unique with other bodies, hair, clothes. This text focuses on the relevance of art, by providing the creation of puppets to students in the Peda ...
The toy industry produces a multitude of plastic dolls that cry, walk and sing. Advertising stimulates consumption, transforming them into objects of desire for children. The dolls, which are mostly standardized, end up indicating a way of being. The creation of rag dolls is opposed to the consumption of toys and is a possibility of inventing something unique with other bodies, hair, clothes. This text focuses on the relevance of art, by providing the creation of puppets to students in the Pedagogy course. It deals with workshops carried out with different groups, over more than two decades, that show the diversity of the works and their relationship with contemporary art creations. ...
Resumen
La industria del juguete produce una infinidad de muñecos de plástico, que lloran, caminan y cantan. La publicidad estimula el consumo transformándolos en objetos de deseo para los niños. Los muñecos, que en su mayoría están estandarizados, terminan indicando una forma de ser. La creación de muñecos de trapo se opone al consumo de juguetes y es una posibilidad de inventar algo único con otros cuerpos, cabellos, ropas. Este texto se centra en la relevancia del arte al proporcionar la creación de ...
La industria del juguete produce una infinidad de muñecos de plástico, que lloran, caminan y cantan. La publicidad estimula el consumo transformándolos en objetos de deseo para los niños. Los muñecos, que en su mayoría están estandarizados, terminan indicando una forma de ser. La creación de muñecos de trapo se opone al consumo de juguetes y es una posibilidad de inventar algo único con otros cuerpos, cabellos, ropas. Este texto se centra en la relevancia del arte al proporcionar la creación de muñecos a los estudiantes del curso de Pedagogía. Se trata de talleres realizados con diferentes colectivos, a lo largo de más de dos décadas, que muestran la diversidad de las obras y su relación con las creaciones artísticas contemporáneas ...
Contido em
GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.2 (maio/ago. 2021), p. 415-433
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41917)Ciências Humanas (7282)
Este item está licenciado na Creative Commons License
