A centralidade da família : intersecções entre pautas do Escola sem Partido e a Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC
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Data
2020Tipo
Outro título
The centrality of the family : intersections between guidelines of the Non-Partisan School and the Law 7.595/2018 of the Municipality of Jaraguá do Sul/SC
La centralidad de la familia : intersecciones entre los lineamientos de la Escuela sinPartido y la Ley 7.595/2018 del Municipio deJaraguá do Sul/SC
Assunto
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC, apontando a presença de algumas pautas do movimento Escola sem Partido (ESP) nas justificativas que embasaram a sua propositura e aprovação. ALei 7.595/2018 proibiu aos profissionais da educação a implantação e o desenvolvimento de atividades pedagógicas na matrizcurricular que visem à reprodução do conceito de ideologia de gênero, orientação sexual e congênere. De abordagem qualitativa e de cu ...
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da Lei 7.595/2018 do Município de Jaraguá do Sul/SC, apontando a presença de algumas pautas do movimento Escola sem Partido (ESP) nas justificativas que embasaram a sua propositura e aprovação. ALei 7.595/2018 proibiu aos profissionais da educação a implantação e o desenvolvimento de atividades pedagógicas na matrizcurricular que visem à reprodução do conceito de ideologia de gênero, orientação sexual e congênere. De abordagem qualitativa e de cunho interpretativo, a pesquisa contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com três vereadores, um representante da instituição religiosa Assembleia de Deus e uma representante do ESPdo município de Jaraguá do Sul/SC. A análise dos dados revelou justificativas para a propositura e aprovação da lei pautadas na retomada da autoridade e centralidade da família, assim como da moralidade e dos valores cristãos. Para os entrevistados,é papel da escola ensinar/instruir os estudantes, sendo a educação moral de responsabilidade exclusiva das famílias. Depreende-sedas análises,que as pautas do movimento ESPestão presentes e fundamentam a lei jaraguaense, resultado de um movimento conservador cada vez mais atuante e consistente, dotado de nuances e particularidades próprias, em todo o nosso país. ...
Abstract
The purpose of this article is to present an analysis oftheLaw 7,595/2018 of the Municipality of Jaraguá do Sul/SC, pointing out the presence of some guidelines of the movement Non-Partisan School(NPS)in the justifications that supported its proposal and approval.TheLaw 7.595/2018 prohibited education professionals from implementing and developing pedagogical activities in the curriculum that aim to reproduce the concept of gender ideology, sexual orientation and the like. With a qualitative ap ...
The purpose of this article is to present an analysis oftheLaw 7,595/2018 of the Municipality of Jaraguá do Sul/SC, pointing out the presence of some guidelines of the movement Non-Partisan School(NPS)in the justifications that supported its proposal and approval.TheLaw 7.595/2018 prohibited education professionals from implementing and developing pedagogical activities in the curriculum that aim to reproduce the concept of gender ideology, sexual orientation and the like. With a qualitative approach and of an interpretative nature, the research included semi-structured interviews with three city councilors, a representative from the religious institution Assembly of God and a representative from the NPSof the municipality of Jaraguá do Sul/SC. The analysis of the data revealed justifications for the proposition and approval of the law based on the resumption of authority and centrality of the family, as well as of morality and Christian values. For the interviewees, it is the role of the school to teach/instruct students, with moral education being the sole responsibility of the families. It appears from the analyzes that the guidelines of the NPSmovement are present and support the Jaraguaense law, the result of an increasingly active and consistent conservative movement, endowed with its own nuances and particularities, throughout our country. ...
Resumen
El propósito de este artículo es presentar un análisis de la Ley 7.595/2018 del Municipio de Jaraguá do Sul/SC, señalando la presencia de algunas pautas del movimiento EscuelaSinPartido (ESP) en las justificaciones que respaldaron su propuesta y aprobación. La Ley 7.595/2018 prohibió a los profesionales de la educaciónimplementar y desarrollar actividades pedagógicas en el plan de estudios que tengan como objetivo reproducir el concepto de ideología de género, orientación sexual y similares. Co ...
El propósito de este artículo es presentar un análisis de la Ley 7.595/2018 del Municipio de Jaraguá do Sul/SC, señalando la presencia de algunas pautas del movimiento EscuelaSinPartido (ESP) en las justificaciones que respaldaron su propuesta y aprobación. La Ley 7.595/2018 prohibió a los profesionales de la educaciónimplementar y desarrollar actividades pedagógicas en el plan de estudios que tengan como objetivo reproducir el concepto de ideología de género, orientación sexual y similares. Con un enfoque cualitativo y de carácter interpretativo, la investigación incluyó entrevistas semiestructuradas con tres concejales de la ciudad, un representante de la institución religiosa Asamblea de Dios y un representante de laESPdel municipio de Jaraguá do Sul/SC. El análisis de los datos reveló justificaciones para la proposición y aprobación de la ley basada en la reanudación de la autoridad y la centralidad de la familia, así como de la moral y los valores cristianos. Para los entrevistados, el papel de la escuela es enseñar /instruir a los estudiantes, y la educación moral es responsabilidad exclusiva de las familias. De los análisis se desprende que las directrices del movimiento ESPestán presentes y apoyan la ley Jaraguaense, resultado de un movimiento conservador cada vez más activo y consistente, dotado de sus propios matices y particularidades, en todo nuestro país. ...
Contido em
Jornal de políticas educacionais. Curitiba, PR. Vol. 14, n. 43 (out. 2020), p. 1-21
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